sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Central do Mercado: Robinho, Conca e Renato Augusto podem retornar

Robinho gol Milan (Foto: EFE)Robinho: sonho de consumo do Santos para
a próxima temporada (Foto: EFE)

O Brasileiro só termina no próximo fim de semana, mas os clubes já estão a todo vapor no mercado para a montagem dos elencos para próxima temporada. A aposta de algumas equipes é investir na tentativa de repatriar jogadores que já deram certo no próprio clube. Nesta quinta, o presidente do Santos, Luiz Álvaro Oliveira, disse que tem otimismo sobre a possível volta de Robinho, do Milan. No Fla, Zinho já enviou proposta para tentar contratar Renato Augusto, do Bayer Leverkusen. Depois da renovação de Ronaldinho com o Galo, o Fluminense tem como prioridade o acerto com Conca, do Guangzhou Evergrande, da China.

Se Conca voltar realmente ao Brasil para defender o Tricolor, não será companheiro de Elkeson na China. Nesta quinta, o Botafogo acertou a venda de seu atacante por cerca de R$ 16 milhões. A diretoria, no entanto, ainda não confirma. Caso que promete, mais uma vez, virar novela é o que envolve o cruzeirense Montillo. O empresário do jogador disse que não recebeu propostas, apesar do interesse de Grêmio, Santos e São Paulo.

Apesar das dificuldades financeiras, o Vasco tenta se movimentar para reforçar o elenco. Nesta quinta, o nome do meia Cícero, do São Paulo, surgiu como uma opção. Já o volante Eduardo Costa confirmou que não ficará na Colina em 2013. Quem pode ir de um rival para o outro é o meia Vander, do Bahia. Ele afirmou que recebeu uma proposta do Vitória e não descarta a transferência.

Também nesta quinta dois veteranos renovaram contratos com seus clubes. O lateral-esquerdo Léo, de 37 anos, acertou por mais uma temporada e pode se tornar um dos dez jogadores que mais entraram em campo pelo Peixe. O atacante Fábio Júnior, de 35 anos, também ampliou seu vínculo com o América-MG.

Se alguns atletas tiveram as permanências seladas nesta quinta, muitos do Palmeiras tiveram a confirmação de que não ficam no clube. A diretoria anunciou uma lista de dispensa com o lateral-esquerdo Leandro, o volante João Vitor, o meia Daniel Carvalho e os atacantes Betinho e Obina, todos com contrato no fim. Além destes, outros 11 estão nos planos do técnico Gilson Kleina.

O mercado dos técnicos também teve novidades nesta quinta. Internacional e Dunga estão cada vez mais perto de um acerto. O ex-comandante da Seleção Brasileira afirmou que faltam "detalhes". No Avaí, Renê Simões recebeu proposta para ser o treinador e disse que achou o projeto interessante.


 



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Novo técnico da Seleção Brasileiro será anunciado nesta quinta-feira. Felipão vem aí...

Rodrigo Vessoni - 28/11/2012 - 11:10 São Paulo (SP)

HOME - Marin na Soccerex (Foto: Bruno de Lima)
Marin vai anunciar o novo técnico da Seleção nesta quinta (Foto: Bruno de Lima)

O Brasil está perto de conhecer o novo técnico da Seleção. José Maria Marin, presidente da CBF, revelou na manhã desta quarta-feira que o substituto de Mano Menezes será anunciado nesta quinta-feira.

Presente no evento da Arena Corinthians, o dirigente confirmou ainda que o cargo de diretor de Seleções deixado por Andrés Sanchez está extinto. A ideia da CBF é criar a posição de coordenador de Seleções.

Antes de pedir demissão, Andrés Sanchez confirmou que Luiz Felipe Scolari estaria apalavrado para assumir o comando da Seleção.

E MAIS:
> Carta aberta ao presidente Marin
> Salário anual de Guardiola estaria dentro do orçamento da CBF
> Empresário ligado ao Barça reforça desejo de Guardiola treinar o Brasil
> Marin repete mantra sobre futuro técnico da Seleção Brasileira
> Marin acha difícil, mas não descarta oficialmente Guardiola
> Guardiola vira unanimidade nacional nas pesquisas
> Guardiola passa a ser o preferido da CBF para assumir a Seleção Brasileira
> Companheiro de Guardiola aprova técnico na Seleção Brasileira
> Enquanto seu nome é especulado, Guardiola vive incógnito em Nova York
> Ronaldo desaprova demissão de Mano e elogia Guardiola
> Mano Menezes deixa agradecimento aos ex-companheiros de Seleção
> Romário comemora desligamento de Mano Menezes: 'Já vai tarde'

GALERIA DE FOTOS:

> As imagens da passagem de Mano Menezes na Seleção Brasileira
> Imprensa mundial repercute interesse de Guardiola em dirigir a Seleção



terça-feira, 27 de novembro de 2012

O que leva uma equipe a ser rebaixada? Vote!

A cada fim de ano é hora de ser feito um balanço do que aconteceu na temporada. Cada clube vê onde acertou e onde errou. Mas e as equipes que foram rebaixadas? Quais os motivos para que a queda acontecesse?

Por isso o “Arena SporTV” quer saber: O que leva uma equipe a ser rebaixada?

Entre as opções estão dirigentes incompetentes, erro no planejamento e a qualidade do time.

Vote na enquete do “Arena”: O que leva uma equipe a ser rebaixada?

Para participar do “Arena”, que começa às 14h (de Brasília), basta acessar a página do programa.

Torcedores lamentam rebaixamento (Foto: Marcos Ribolli/ Globoesporte.com)Torcedores lamentam rebaixamento do Guarani para a Série C (Foto: Marcos Ribolli/ Globoesporte.com)



Lembra Dele? Fã de F-1, Jamelli faz 'bico' em Interlagos no 'S do Senna'

Paulo Jamelli ainda era um adolescente quando passou a madrugada na fila em frente à bilheteria de Interlagos. Não queria correr o risco de ficar sem ingressos para o GP do Brasil, alguns dias depois. Fanático por automobilismo e fã de Ayrton Senna, ia com um primo ao autódromo todos os anos até que a rotina do futebol o afastou das corridas. Formado na base do São Paulo no início da década de 1990, se inspirou na Fórmula 1 para se tornar conhecido pela velocidade dentro de campo. Como meia-atacante, brilhou no Tricolor e no Santos e chegou a vestir a camisa da Seleção em sua melhor fase. Aposentado desde 2007, enfim conseguiu voltar a frequentar o circuito paulista. Mas nada de arquibancadas. No último domingo, Jamelli passou toda a corrida ao lado da curva do “S do Senna”, à espera de um carro que saísse da pista para entrar em ação.

Desde o ano passado, Jamelli é um dos socorristas do GP do Brasil. Quando há algum acidente ou se um piloto perde o controle, o grupo é responsável por retirar o veículo da pista e qualquer peça que tenha ficado pelo caminho. Em um trabalho completamente setorizado, o ex-jogador tem a função específica de encaixar a fita elástica no carro e no guincho. Nas duas corridas que participou, entrou em ação duas vezes: com Romain Grosjean, em 2011, e com Pastor Maldonado, no último domingo.

Jamelli socorrista GP do Brasil (Foto: Piervi Fonseca/GP Brasil de F1)Jamelli durante o GP do Brasil: socorrista nas horas vagas (Piervi Fonseca/GP Brasil de F1)

Jamelli foi parar na função de repente. O tal primo que o acompanhava nas corridas virou funcionário na organização do GP do Brasil. É ele o responsável por gerenciar a distribuição do combustível para as equipes. Por saber que o ex-jogador é fã de automobilismo, o indicou para a função. Depois de passar por uma prova e alguns testes, foi chamado para ser voluntário. Desde setembro, participou de simulações de acidentes, incêndios e treinamentos. E, ainda que não consiga ver quase nada que acontece na pista, se diverte na função.

Jamelli socorrista GP do Brasil (Foto: Arquivo Pessoal)Jamelli teve pouco tempo para circular pelo
autódromo (Foto: Arquivo Pessoal)

- No domingo, foram vários acidentes, carros rebocados, o safety car entrou na pista duas vezes. Quando Maldonado saiu da pista, guinchamos o carro e o levamos para o atendimento. Tudo debaixo de chuva. Fizemos isso em uma volta e meia, o que é muito rápido, a corrida tem prejuízo se parar. Deu certo. É muito legal, você fica orgulhoso por estar ajudando a fazer um grande evento em São Paulo. Apesar de os carros passarem a cinco metros, você nunca sabe quem está em primeiro, como está a corrida – disse Jamelli, que só foi saber que Sebastian Vettel havia sido campeão pelo rádio de comunicação.

O ex-jogador é um dos mais novos da equipe. A maior parte está ali há anos. Mesmo assim, ele já se acostumou às dificuldades da função. Tudo muito diferente da vida que levava nos gramados.

- Não é uma coisa do tipo “vai lá e se vira”. É bem treinada. Primeiro, porque tem o risco de morte. Tem a nossa segurança, a dos pilotos. Mas a gente se diverte, aproveitamos muito. Estava ali, trabalhando no Grande Prêmio do Brasil. Cheguei em casa cheio de bolhas nas mãos, apesar das luvas. Estava fazendo um trabalho braçal mesmo. Guinchar, pegar peças na pista. Eu, que sou apaixonado por Fórmula 1, aprendo um outro lado que, pela TV, não via. No domingo, dei uma volta em cima do caminhão para levar o Madonado. Poucas pessoas têm essa oportunidade.

Jamelli São Paulo (Foto: Divulgação / Site Oficial do Jamelli)Jamelli começou a carreira no São Paulo (Foto: Divulgação / Site Oficial do Jamelli)

Apesar de trabalhar no autódromo, Jamelli nem chegou perto da parte sofisticada do GP do Brasil. Nada de circular pelo paddock e conhecer pilotos e outras celebridades. Viu, pelo telão, que Ronaldo, Lucas e Raí passaram por lá. E foi só. Seu trabalho ali era outro.

- A minha credencial era de peão, operário mesmo. Não tinha acesso a nada. No sábado, ainda liberaram a gente para ir aos boxes, tirar duas, três fotos. Só cheguei perto mesmo do Maldonado. Foi até uma confusão na hora, ele estranhou que eu falasse espanhol (Jamelli jogou no Zaragoza e no Almería, da Espanha). Mas fiquei fora do mundo de celebridades – brincou.

Jamelli, Seleção Brasileira 1996 (Foto: Getty Images)Jamelli chegou a jogar pela Seleção à
época do Santos (Foto: Getty Images)

Quando ainda jogava, Jamelli também passou por Corinthians, Atlético-MG, Kashiwa Reysol e Shimizu Pulse, do Japão, e Barueri, onde encerrou a carreira em 2007 devido a uma grave lesão no joelho. Lá mesmo iniciou seu trabalho como gerente de futebol. Exerceu a mesma função no Santos e no Coritiba, antes de se arriscar como técnico, no Marcílio Dias, de Santa Catarina. Demitido no início do ano, está à procura de um novo clube. Mas, se nada aparecer, deverá voltar a Interlagos no GP do Brasil de 2013.

- Se eu não estiver trabalhando como técnico ou gerente, eu me comprometo.

Enquanto isso, Jamelli tem comandado sua agência de marketing esportivo, com projetos ligados ao programa de sócio-torcedor e até mesmo ao Novo Basquete Brasil (NBB), campeonato nacional de basquete. Sem perder o contato com o futebol, diz ter aproveitado o tempo para assistir aos jogos e observar jogadores. Mas ainda espera por uma nova chance como treinador.

- Recebi propostas para trabalhar como gerente, mas não era o que eu queria. Quero ser treinador, a não ser por alguma exceção, algum projeto forte de um clube que queira contar comigo. Estou investindo muito no jogo. Tenho viajado bastante por Espanha, Itália, até mesmo Peru. Tenho observado muitos jogadores para quando eu estiver treinando.

Paulo Jamelli, técnico do Marcílio Dias (Foto: Divulgação)Jamelli no Marcílio Dias: ex-jogador espera voltar a atuar como técnico (Foto: Divulgação)



Enquete do Globo Esporte dá preferência para Felipão

LANCEPRESS! - 27/11/2012 - 18:38 Rio de Janeiro (RJ)

HOME Felipão - Palmeiras (Foto: Jorge Aguiar)
Felipão foi pentacampeão mundial com a Seleção em 2002 (Foto: Jorge Aguiar)

O programa Globo Esporte, da Rede Globo, exibido nesta terça-feira, foi às ruas do Rio de Janeiro para saber a opinião dos cariocas sobre o futuro técnico da Seleção Brasileira.

Com um banner com as fotos de Felipão, Muricy, Abel Braga, Tite, Guardiola, além de uma opção outros, o repórter ouviu 50 pessoas, que colocavam um imã na foto do preferido.

Felipão, técnico do pentacampeonato mundial em 2002, foi eleito o preferido por 25 pessoas. Guardiola e Muricy ficaram empatados com dez citações. Abel foi escolhido por dois, enquanto a opção "outros" teve três votos.

A enquete publicada no LANCE!Net mostra um resultado diferente. Nela, Guardiola é o favorito, com 75,5% dos votos, e Felipão tem 24,5%.

Se você quer ajudar a CBF a escolher o substituto de Mano Menezes, clique aqui e participe da enquete.



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Teve isso! Inter à la Íbis, sósia de Tirone e clássico com sete expulsos

A temporada do futebol brasileiro vai chegando ao fim com curiosidades aos montes. Entre rebaixados e desesperados, o sabor é amargo. As provocações são muitas, por isso é melhor levar com bom humor. Foi o que fez a torcida do Palmeiras. O Engenhão vazio mostrou um fim de semana desanimado no futebol carioca, e as sete expulsões no clássico potiguar provam que a rivalidade ultrapassa a frieza de caminhos já traçados. Confira estes e outros fatos curiosos que marcaram o fim de semana no futebol brasileiro:

Protesto bem-humorado

Protesto torcedores Palmeiras (Foto: Rodrigo Coca / Ag. estado)Sósia de Tirone simula banho de sol
(Foto: Rodrigo Coca / Ag. estado)

Nada de pichações, agressões ou incêndios. Desta vez, a torcida do Palmeiras resolveu fazer um protesto bem-humorado por causa do péssimo momento vivido pelo clube no Campeonato Brasileiro. Integrantes da principal facção organizada do Verdão foram até a porta da Academia de Futebol na manhã de sábado para fazer manifestação contra a direção e o time por causa do rebaixamento para a Série B.

O principal alvo dos torcedores foi o presidente Arnaldo Tirone. Palmeirenses levaram ao local até um sósia do presidente, que ficou sentado em uma cadeira de praia e usando o celular, em uma espécie de reconstituição da cena que revoltou alviverdes na última segunda-feira, quando o mandatário foi flagrado em uma praia do Rio de Janeiro, um dia após o rebaixamento da equipe.

Além do presidente, outros três palmeirenses foram alvo de críticas dos torcedores. O chileno Valdivia, com camisa da seleção chilena e muletas, o goleiro Bruno, com "mão de alface", e o vice-presidente Roberto Frizzo, enfaixado como uma múmia, também foram "representados" por torcedores.

protesto torcida Palmeiras CT (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Estado)Protesto curioso da torcida do Palmeiras (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Estado)

Engenhão às moscas

O fim de semana foi de públicos muito reduzidos no Engenhão. No sábado, o chamado Clássico dos Milhões entre Flamengo e Vasco teve apenas 5.971 pagantes. Foi o pior público do duelo desde 2002. E desde 2006 a partida não tinha público inferior a 10 mil pagantes. No domingo, um número ainda menor no encontro entre Botafogo e Atlético-MG. Somente 3.039 torcedores pagaram ingresso.

torcedor vasco engenhão (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Torcedor do Vasco em meio a inúmeras cadeiras vazias (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

Clássico com sete expulsões

América e ABC fizeram sábado um clássico que não valia muito. Os dois representantes do Rio Grande do Norte na Série B já estavam com os caminhos definidos na competição. Mas os jogadores deixaram a tranquilidade no vestiário e fizeram um duelo muito tenso. Foram sete jogadores expulsos. A partida no Estádio Frasqueirão, em Natal, precisou ser encerrada antes do previsto porque o time rubro ficou com apenas seis jogadores em campo. O técnico Roberto Fernandes também foi para o chuveiro mais cedo.

Hino com apenas um time

 No clássico alagoano entre CRB e ASA, uma cena chamou atenção antes de a bola rolar. Com a velha mania de atrasar a partida para se aproveitar de saber os resultados dos outros jogos, o CRB, que lutava contra o rebaixamento, fez de tudo para enrolar o apito inicial. Tanto que só entrou no gramado quando o hino nacional já havia sido executado, com apenas os torcedores do ASA perfilados. Não adiantou. O CRB venceu, mas mesmo assim acabou degolado para a Série C.

Ivete dá força para o Leão, que sobe para a Série A

 A presença de uma de suas torcedoras mais ilustres era o empurrão que faltava ao Vitória para, enfim, voltar para a Série A do Campeonato Brasileiro. Antes do duelo contra o Ceará, no Barradão, válido pela última rodada da Série B, a cantora Ivete Sangalo pousou de helicóptero no gramado, animando a torcida que lotava o estádio. Em campo, o Vitória mostrou nervosismo e acabou empatando por 1 a 1, mas garantiu o acesso.

Sheik fazendo escola

O atacante Emerson, do Corinthians, provocou o Palmeiras na semana passada, após o rebaixamento para a Série B. E outros jogadores foram na onda neste domingo. Artilheiro da Série B com 27 gols, Zé Carlos, do Criciúma, disparou para cima do Avaí, que, ao contrário do Tigre, permanece na Segunda Divisão no ano que vem. 

Twitter Kieza Náutico (Foto: Reprodução / Twitter)Twitter Kieza Náutico (Foto: Reprodução / Twitter)

— Vão ter que chorar mais um ano na segunda divisão. Tem que berrar para os jogadores deles terem mais raça, porque vão jogar mais um ano na Série B — declarou.

Em Pernambuco, Kieza, atacante do Náutico, foi na mesma linha ao falar sobre o rival Sport, que precisa vencer o Timbu, domingo, na última rodada, e torcer contra tropeço de Bahia ou Portuguesa na última rodada para ficar na Série A.

- Domingo vamos acabar de derrubar a coisa - declarou.

Inter tem novembro de Íbis

Campanha do Inter em novembro de 2012 (Foto: Globoesporte.com)

O Inter, apelidado de 'Campeão de tudo' em função dos inúmeros títulos, definitivamente parou no tempo e fez uma campanha inacreditável em novembro. Em quatro jogos pelo Campeonato Brasileiro, foram quatro derrotas, nenhum gol marcado e oito sofridos. Um rendimento digno de Íbis, o time pernambucano que já foi eleito o pior do mundo. A torcida colorada gritou "timinho" e "olé" a cada troca de passes da Portuguesa, na derrota de 2 a 0, no Beira-Rio. Ídolo, o argentino D'Alessandro disse que a equipe está "sem força", mas reclamou das vaias dos torcedores dizendo que pode "saltar da barca". O Inter tenta juntar os cacos para a última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Grêmio, domingo que vem, no Olímpico.

Erro no placar fez torcida do Bahia comemorar gol que não aconteceu

bahia; pituaçu (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)Torcida do Bahia no Pituaçu
(Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)

Após o apito final na partida entre Bahia e Náutico, no estádio de Pituaçu, o sentimento da torcida do Tricolor era de frustração com o empate, que não era suficiente para garantir a fuga do rebaixamento já nesta rodada. No entanto, por alguns segundos, uma inesperada festa tomou conta das arquibancadas. A alegria repentina foi fruto de um erro no placar eletrônico do estádio.

Enquanto mostrava os demais resultados da rodada, o equipamento mostrou de forma equivocada o placar da partida entre Sport e Fluminense. O jogo da Ilha do Retiro, que terminou 1 a 1, já estava finalizado quando o placar mostrou um resultado diferente do que aconteceu: Sport 1 x 2 Fluminense.

Rapidamente, os milhares de tricolores que ainda se encontravam no estádio comemoraram. Alguns jogadores, como o atacante Elias, que ainda estava se dirigindo aos vestiários, chegaram a festejar o inexistente segundo gol do Flu. O resultado rebaixaria o Sport e livraria o Bahia de qualquer possibilidade de queda para a Série B. A definição ficou para a última rodada.

A ira de Muricy

Na entrevista coletiva realizada após o empate com o Corinthians, o técnico do Santos, Muricy Ramalho, voltou a cobrar publicamente a diretoria, chamando a atenção para a necessidade de contratações de reforços que qualifiquem a equipe em 2013. E mandou um recado.

Vocês conhecem São Tomé? Eu só acredito vendo. Estou ficando cansado disso"

Muricy Ramalho

– Estou um pouco cansado disso. As contratações precisam chegar. Estamos fazendo muitas reuniões e não sai disso. O ano está acabando, logo mais vão começar as férias e não chega ninguém. As coisas estão muito lentas. É preciso ter um plantel e não um time. Estou tentando explicar isso para a diretoria e vamos ver o que acontece – afirmou o treinador, para em seguida completar.

– Vocês conhecem São Tomé? Eu só acredito vendo. A história é bacana, mas só estamos nisso por enquanto. Na hora em que o contrato for assinado, eu dou parabéns. Estou ficando cansado disso – afirmou.



Polícia Federal diz que investigações a Del Nero não têm envolvimento com o futebol

LANCEPRESS! - 26/11/2012 - 16:37 São Paulo (SP)

HOME - Marco Polo Del Nero (Foto: Lancepress)
Marco Polo Del Nero é investigado pela Polícia Federal (Foto: Lancepress)

O superintendente Roberto Troncon Filho, que comandou a Operação Durkheim, concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira para esclarecer a ação da Polícia Federal, que na madrugada desta segunda-feira deteve Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e vice-presidente da Conderação Brasileira de Futebol (CBF). Apesar dos oficiais negarem envolvimento do caso com o futebol, a polêmica já chegou ao secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, que prometeu informar o Comitê de Ética sobre as investigações.

- Neste caso, como tem muita especulação, só podemos dizer que não há nada a respeito ao futebol. Não cabe a nós dizer as pessoas que estão sendo investigadas, procede em segredo de justiça. O que podemos dizer é que ele foi ouvido - disse o delegado Valdemar Latance Neto.

Nesta madrugada, a Polícia Federal cumpriu o mandado de busca e apreensão na casa do cartola.  Além de documentos e computadores apreendidos, Del Nero teve de prestar depoimento em uma delegacia em Pinheiros. Em seguida, ele foi liberado e viajou para o evento Soccerex, que acontece no Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações foram abertas depois de um policial em Campinas se suicidar em 2010. Antes, ele havia acusado policias de participarem de ações corruptas, o que deu inicío à Operação Durkheim, em setembro do ano passado.

Entre os investigados estão dez policiais e integrantes de um grande escritório de advocacia. Dentre as vítimas estão: um senador, um ex-ministro, dois prefeitos, uma filial de emissora de televisão e diversas pessoas.

A operação investiga duas organizações, uma especializada na venda de informações sigilosas e outra envolvida em crimes contra o sistema financeiro nacional. Além de São paulo, Goiás, Distrito Federal, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro fazer parte do inquérito.



domingo, 25 de novembro de 2012

Carta aberta ao presidente Marin

LANCEPRESS! - 25/11/2012 - 23:40 Rio de Janeiro (RJ)

Guardiola (Foto: Lluis Gene/AFP)
Preferido dos brasileiros, Guardiola quer treinar a Seleção (Foto: Lluis Gene/AFP)

Por Walter de Mattos Junior
Editor e fundador do LANCE!

Caro presidente Marin, nos últimos anos, muitas têm sido as divergências deste LANCE! com o comando do nosso futebol. É hora de deixar essas rusgas de lado. Escrevo, não só como editor do Grupo L!, mas principalmente como torcedor. Há momentos em que oportunidades não podem ser desperdiçadas

Quando a vontade da opinião pública coincide com a razão, seja no esporte, seja na política ou em qualquer outra área, não deve restar dúvida do caminho a seguir. Esta é a situação que vivemos agora.

Em quase todas as enquetes realizadas pela mídia no Brasil, o nome de Pep Guardiola aparece em absoluta liderança. Isso mostra, sobretudo, que o torcedor brasileiro clama por mudanças. Não de nomes, mas de métodos, de filosofia. Mudanças que sejam capazes de resgatar a essência do futebol brasileiro, sua arte, seu talento, seu orgulho, sua capacidade de despertar paixões.

Esse é o desejo das massas.

Entendo a preocupação que o senhor possa ter, presidente, de entregar o comando da Seleção, uma instituição nacional, a um treinador estrangeiro. Mas o senhor tem o respaldo do torcedor para isso. E mais, não será o primeiro. O Brasil aprovou a vinda de Rubén Magnano no basquete. E ele é um argentino. Sim, um argentino que resgatou a autoestima de um esporte em que já fomos líderes e há muito amargávamos fracassos. Situação análoga a que vive o nosso futebol, que em outubro chegou a pior posição do ranking Fifa de sua história.

Não tenho dúvidas de que temos aqui treinadores de respeito. Gente preparada, com histórico de títulos. É compreensivel a preferência e até os laços que possam unir membros de sua diretoria a alguns desses nomes. Mas o regime é presidencialista e o senhor é que será cobrado se o Brasil fracassar numa Copa dentro de casa. Sua experiência de político tarimbado certamente lhe dirá que ouvir a voz das ruas, a imprensa e a palavra de quem ama o futebol brasileiro deve ser fundamental nesse processo.

O que, então, presidente, pode pesar contra a vinda de Guardiola?

Ele não conhece os jogadores brasileiros, dizem alguns. E nem o futebol brasileiro, que teria pouco tempo para entender. Mas, como assim, se a maior parte dos que serão convocados jogam na Europa? Pep conhece esses nomes mais do que qualquer treinador que atue aqui. Ele jogava contra eles, dirigia alguns no Barcelona. Além do mais, em quatro dos cinco títulos mundiais ganhos pelo Brasil, os treinadores assumiram a Seleção a menos de dois anos da Copa.

Um técnico como ele custará muito caro, argumentarão outros. Essa, com certeza, não será uma preocupação de Pep. Quando deixou o Barça, foi-lhe oferecido pedir o que quisesse para ficar. Propostas de outros grandes clubes, de seleções poderosas, também não lhe faltam. Mas o que vale é que ele, como disse fonte de sua maior confiança, ouvida por este LANCE!, quer treinar o Brasil (clique aqui para ler a revelação de Guardiola). Sonha ser o técnico da Seleção e promete nos dar o hexa. Além do mais, cá para nós, dinheiro não é problema para uma instituição que tanto arrecada como a CBF.

Caro presidente Marin. O tempo é curto para a Copa. A decisão precisa ser tomada rapidamente. Mas cabe ao senhor ter um olho em 2014 e outro no futuro do nosso futebol. Na revolução que ele precisa, num trabalho que a partir da Seleção principal seja capaz de refletir-se nas categorias de base, no jeito de jogar dos clubes, na maneira de formarmos e lapidarmos nossos talentos.

Desde que assumiu o cargo nota-se o esforço que tem feito para, de alguma forma, imprimir sua marca na gestão do nosso futebol. Agora, o senhor tem a oportunidade de contrariar os céticos que nas últimas 48 horas não se cansam de afirmar que nenhuma mudança pode vir dessa CBF dirigida pelo senhor. Fazer de Pep Guardiola o treinador da Seleção pode ser o seu legado definitivo à transformação de que nosso fut precisa. E, pode ter certeza, a opinião pública estará a seu lado.

VOCÊ CONCORDA COM ESSA CARTA? ENTÃO ASSINE EMBAIXO!
Clique no botão curtir do Facebook desta página e deixe seu comentário abaixo.



Você pode ajudar a trazer Guardiola para a Seleção Brasileira

LANCEPRESS! - 25/11/2012 - 23:40 Rio de Janeiro (RJ)

Guardiola é o preferido dos brasileiros para assumir a Seleção Brasileira (Foto: Lluis Gene/AFP)

Você pode assinar embaixo da carta aberta publicada na capa da edição desta segunda-feira do LANCE!. Basta ir à página do diário no Facebook e dar um "curtir". Quanto mais curtir melhor, já que esse número de adesões será enviado pelo LANCE! à CBF como forma de demonstrar o apoio da população brasileira à vinda do treinador. Além disso, você também pode dar a sua opinião. Entre no Fórum do LANCE!Net! (clique aqui) e solte o verbo.



Veja os resultados de sábado pelas Séries A e B e três estaduais

24/11/2012 21h54 - Atualizado em 24/11/2012 21h55

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Guaratinguetá bate o Barueri e se livra do rebaixamento na Série B

Após passar 32 das 37 rodadas do Cameponato Brasileiro da Série B na zona de rebaixamento, o Guaratinguetá venceu o Barueri neste sábado, no estádio Dario Rodrigues Leite, por 2 a 1 e conseguiu garantir sua permanência na competição em 2013.

Os gols do Tricolor do Vale foram marcados ainda no primeiro tempo. Jonatas Belusso abriu o placar e Renato Peixe ampliou. No segundo tempo, Alex Lima reduziu para a Abelha.

Além da vitória, o Guaratinguetá precisou de uma mãozinha do São Caetano. O Azulão venceu o Guarani por 2 a 1 no Brinco de Ouro da Princesa. Com estes resultados, o Guará terminou a competição em 16º lugar com 43 pontos e ultrapassou o Bugre, que ficou com 42 pontos e disputará a Série C do Campeonato Brasileiro.

Jonatas Belusso Guaratinguetá (Foto: Filipe Rodrigues/ Globoesporte.com)Jonatas Belusso abriu o placar para o Guaratinguetá (Foto: Filipe Rodrigues/ Globoesporte.com)

Chuva ajuda Guará

Uma chuva de cerca de duas horas antes de a bola rolar, deixou o gramado liso para a partida contra o Barueri. Precisando da vitória, o Guaratinguetá começou o jogo dominando as ações. O Barueri limitava a se defender e tentar contra-ataques. Não levou mais que 10 minutos para que o Tricolor do Vale dominasse totalmente as ações da partida.

Aos 12 minutos, veio a primeira boa oportunidade de gol. Jonatas Belusso recebeu passe açucarado, invadiu a área e bateu cruzado. O atacante, no entanto, pegou fraco na bola, facilitando a defesa de João Gabriel.

Tocando a bola próximo a área adversário, o Guará tentava furar o bloqueio do Barueri, que se defendia como podia. Aos 20 minutos, no entanto, Jonatas Belusso se redimiu. Marcinho fez grande jogada pela esquerda, invadiu a área e bateu cruzado. João Gabriel se esticou inteiro e espalmou. A bola, no entanto, sobrou limpa para Belusso, que empurrou para o fundo das redes e abriu o placar.

Dois minutos depois, Belusso fez outra grande jogada. Em velocidade passou pelo primeiro marcador do Barueri e quando passava pelo segundo, na entrada da área, foi derrubado. O Guará reclamou pênalti, mas a arbitragem marcou falta perigosa na entrada da área. Na cobrança, Marcinho carimbou a barreira.

Para tentar dar vida ao Barueri, o técnico Roberto Cavalo apostou no jovem Negueba. O lateral-direito foi colocado como terceiro atacante para dar velocidade ao time. A medida deu certo. A Abelha ficou mais ofensiva, mas quem continuava levando perigo era a Garça. Aos 36 minutos, RUan quase ampliou. O lateral soltou a bomba de fora da área e a bola passou raspando a trave.

A chuva forte antes da partida se mostrou uma aliada da Garça. Com o gramado liso, João Gabriel tinha dificuldade para encaixar os chutes de longa distância. Já tinha acontecido no primeiro gol e aos 38 minutos, se repetiu. Desta vez, foi Alemão, que encheu o pé de fora da área. A bola explodiu no peito de João Gabriel e sobrou para Renato Peixe, que cabeceou no cantinho, longe do alcance do arqueiro. Foi o segundo gol do Tricolor do Vale.

Barueri põe emoção

Vencendo por dois gols de diferença, o Tricolor do Vale queria mais diante de um Dario Rodrigues Leite com 3.850 torcedores. Aos 12 minutos, Alemão fez grande jogada e rolou para Belusso, que recebeu na grande área, fintou o marcador mas, na hora de finalizar, bateu fraquinho para defesa de João Gabriel.

Após a falha, veio o castigo da Abelha. Após boa cobrança de escanteio de Thiago Elias, a zaga da Garça vacilou e Alex Lima reduziu a vantagem do Tricolor do Vale. Aos 15 minutos do segundo tempo, o lanterna Barueri estava vivo no jogo.

O gol sofrido deu um baque na torcida da Garça, que se recuperou logo. Isso, porque às 17h54, veio o gol do São Caetano sobre o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa. A torcida se inflamou e os donos da casa ganharam novo combustível no jogo.

Aos 30 minutos, o Guará perdeu uma grande oportunidade de fazer o terceiro. Marcinho fez grande jogada pela esquerda e cruzou para Leandrinho, que havia acabado de entrar. O meia-atacante, livre, dentro da área, cabeceou por cima do gol.

Às 18h01, com 33 minutos de partida, uma ducha de água fria. O Guarani chegava ao empate com Danilo Sacramento. O resultado ainda mantinha o Guaratinguetá na Série B, mas o Barueri ainda acreditava no empate e crescia na partida.

Os minutos restantes foram sem muita emoção dentro de campo. A torcida comemorava os resultados do lado de fora. Às 18h03, o São Caetano marcou o segundo e deixou o Tricolor do Vale mais perto da permanência.

Nos últimos minutos de partida, a Garça se defendeu e apostou nos contra-ataques, mas nenhuma das duas equipes mexeu novamente no marcador e o ano terminou com festa no Ninho da Garça, que poderá assistir a equipe na Série B novamente em 2013.



sábado, 24 de novembro de 2012

Guardiola é o preferido dos leitores do LANCE!Net para assumir a Seleção

LANCEPRESS! - 24/11/2012 - 20:14 Rio de Janeiro (RJ)

Relembre imagens da carreira de Guardiola - (Fotos: Arquivo)
Guardiola é o preferido para assumir a Seleção Brasileira (Foto: Arquivo)

Parece que a vontade de Guardiola de assumir a Seleção Brasileira revelada com exclusividade na noite de sexta-feira é compatível com a dos leitores do LANCE!Net. Uma enquete foi publicada no site perguntando qual treinador deve comandar o Brasil na Copa do Mundo de 2014 após a demissão de Mano Menezes e o ex-técnico do Barcelona recebeu mais da metade dos votos, evidenciando a preferência do torcedor canarinho.

Guardiola recebeu 62% dos mais de 20 mil votos registrados na enquete e superou Luiz Felipe Scolari, pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira em 2012, segundo mais votado com 15%. O técnico do Santos, Muricy Ramalho, foi o terceiro preferido (12%).

Depois da revelação do L!Net sobre a vontade de Pep de ser campeão mundial com a Seleção em 2014, a imprensa internacional repercutiu a informação, que ganhou manchetes nos principais jornais do mundo.

> Veja como ficou o resultado final da enquete:

Guardiola (62%)
Felipão (15%)
Muricy (12%)
Tite  (4%)
Abel Braga (4%)
Luxemburgo (3%)

Total de votos: 20.226

E MAIS:
> Companheiro de Guardiola aprova técnico na Seleção Brasileira
> Enquanto seu nome é especulado, Guardiola vive incógnito em Nova York
> Ronaldo desaprova demissão de Mano e elogia Guardiola
> Lucas mostra surpresa com demissão de Mano e agradece ao treinador
> Mano Menezes deixa agradecimento aos ex-companheiros de Seleção
> Romário comemora desligamento de Mano Menezes: 'Já vai tarde'
> Na Argentina, Mano confiava na continuidade e pensava nas férias
> Surpreso com demissão de Mano, Muricy diz que Santos decide seu futuro
> Tite, sobre saída de Mano Menezes: 'Que papai do céu me ilumine'

GALERIA DE FOTOS:
> As imagens da passagem de Mano Menezes na Seleção Brasileira
> Imprensa mundial repercute interesse de Guardiola em dirigir a Seleção
> Relembre imagens da carreira de Guardiola

L!TV faz raio X de Guardiola, técnico cotado para assumir a Seleção




Série B: Goiás leva o título; Atlético-PR e Vitória garantem o acesso à elite

LANCEPRESS! - 24/11/2012 - 18:24 Goiânia (GO)

A tarde deste sábado vai ficar marcada para os torcedores do Goiás. Mais de 38 mil pessoas encheram o Serra Dourada para ver o Esmeraldino vencer o Joinville por 2 a 1 de virada, e se sagrar bicampeão da Série B do Campeonato Brasileiro.

A partida começou movimentada, com o Goiás pressionando e criando chances com muito ímpeto. Apesar disso, quem saiu na frente foi o Joinville. Aos 18 minutos do primeiro, Lima aproveitou um rebote após bela defesa de Harlei e empurrou para as redes.

Com a vantagem no placar, o Joinville recuou demais e foi dando espaços para o Goiás jogar. A equipe esmeraldina aproveitou esta liberdade e chegou ao empate ainda no primeiro tempo. Na marca de 23 minutos, Walter arriscou um chute de fora da área e acertou uma bomba no ângulo do goleiro Ivan.

A igualdade se manteve durante todo o restante da partida, com o Goiás se mantendo superior e buscando a vitória. Ramon chegou a marcar o gol da virada do Esmeraldino, mas o juiz anulou o tento após apontar toque de mão de Renan Oliveira.

No segundo tempo, o ídolo da torcida Iarley entrou e fez o gol que deu números finais ao jogo e tirou o grito de campeão do peito dos torcedores.

VITÓRIA EMPATA COM CEARÁ E SOBE

O Rubro Negro baiano não teve vida fácil no Barradão. Mesmo jogando em casa, o Vitória suou a camisa para empatar com o Ceará por 1 a 1. Willian abriu o placar para o Rubro Negro aos 42 minutos do primeiro tempo, enquanto Heleno empatou para o Ceará aos 35 da segunda etapa.

O resultado confirmou o Vitória na Série A do Campeonato Brasileiro em 2013.

FURACÃO FICA NO EMPATE MAS VOLTA À SÉRIE A

Mesmo jogando em casa, o Atlético-PR lutou mas não conseguiu passar de um empate por 1 a 1 com o Paraná. Apesar do resultado, o Furacão conquistou o acesso por ter mais vitórias que o São Caetano. O Azulão venceu o Guarani por 2 a 1 mas não foi o suficiente para ultrapassar o Rubro Negro paranaense.

COM ACESSO GARANTIDO, CRICIÚMA EMPATA COM AVAÍ

O Tigre fez um clássico regional contra o Avaí na Ressacada e lutou até o fim para arrancar um empate por 1 a 1. Julinho abriu o placar para o Avaí aos 37 minutos do primeiro tempo, enquanto Douglas empatou para o Criciúma aos 45 minutos do segundo tempo.

Apesar de apenas empatar na última rodada, o Tigre já estava garantido na Série A e terminou o Campeonato na segunda posição.


ABC 2 x 2 AMÉRICA-RN

Tudo igual na partida entre os times não disputavam nada. ABC e América-RN ficaram no 2 a 2 no Frasqueirão. O ABC terminou a competição em 12º, com 45 pontos, enquanto o time de Natal ficou na nona colocação com 54 pontos.

BRAGANTINO 3 X 0 BOA

A vitória por 3 a 0 do Bragantino sobre o Boa livrou o clube paulista do rebaixamento para Série C. Os gols foram marcados porMalaquias, Lincom e Matheus. O clube terminou o campeonato na 14ª posição com 44 pontos, mesmo número de pontos que o Boa, 15º colocado.

ASA 2 X 4 CRB

Mesmo com a vitória por 4 a 2 sobre o ASA, fora de casa, o CRB não conseguiu evitar o rebaixamento para a terceira divisão. O tim eficou na 17ª posição, com 42 pontos, um a menos que o Guaratinguetá, primeiro time fora do Z4.



Série B tem nove envolvidos em título, acesso e degola: veja possibilidades

O Campeonato Brasileiro da Série B tem seus últimos jogos marcados para 16h20m (de Brasília) deste sábado. Em todas as pontas da tabela há disputas em aberto. Dos nove jogos marcados para este sábado, oito envolvem times que ainda brigam por algo na competição. Se já garantiram o acesso à elite, Goiás e Criciúma ainda lutam para assegurar o título. Pouco abaixo, três equipes jogam a vida para ficar com as duas últimas vagas na Primeira Divisão: Atlético-PR, Vitória e São Caetano. Na outra ponta da tabela, só dois dos quatro rebaixados já estão definidos (Ipatinga e Barueri). Bragantino, Guarani, Guaratinguetá e CRB tentam terminar o ano sem o gosto amargo da degola. Só dois deles sobreviverão. Abaixo, confira o panorama detalhado nas lutas pela taça, pelo acesso e contra o rebaixamento na última rodada da Série B.

Briga pelo título

O Goiás está bem perto de assegurar a taça. Para isso, basta empatar com o Joinville, no Serra Dourada. O time catarinense não tem mais aspirações na competição: em sexto lugar, não tem como chegar ao G-4, e o risco de rebaixamento não existe.

- A gente não muda a forma de jogar. É sempre buscando o resultado, não podemos ficar sentados em cima do regulamento e de repente, quando acordarmos, a situação está complicada. A nossa forma de jogar é para frente, foi assim e é importante que seja assim - destaca o técnico esmeraldino, Enderson Moreira.

A gente não muda a forma de jogar. É sempre buscando o resultado, não podemos ficar sentados em cima do regulamento e de repente, quando acordarmos, a situação está complicada. A nossa forma de jogar é para frente, foi assim e é importante que seja assim"

Enderson Moreira, técnico do Goiás, a um empate de assegurar o título

A única equipe que pode tirar o título do Goiás é o Criciúma. Para isso, terá obrigatoriamente de vencer o Avaí, na Ressacada, e torcer para que o Verdão do Cerrado seja derrotado pelo Joinville. Esta é a única combinação que dá a taça ao Tigre (Criciúma e Goiás terminariam empatados, com 75 pontos, mas os catarinenses acabariam em primeiro lugar por terem uma vitória a mais).

- Vamos fazer nossa parte, como temos feito. Primeiramente, temos que ganhar nosso jogo para depois pensar no Goiás. Nosso pensamento é que o Joinville também faça um ótimo jogo lá e consiga a vitória. Lá (no Joinville) há jogadores, pais de família, acho que no futebol ninguém joga para perder. Acho que vão fazer a parte deles. Creio que a motivação do Goiás é muito maior, dentro de casa, em busca do título. Mas creio que (o JEC) afrouxar, em momento algum - avaliou o lateral Eric, do Criciúma, referindo-se à ajuda que o time vai precisar ter do rival Joinville.

Torcida do Goiás faz fila para comprar ingressos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Torcida do Goiás fez fila para comprar ingressos: expectativa de título (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Últimas duas vagas na Série A

Com Goiás e Criciúma já garantidos na elite, Atlético-PR, Vitória e São Caetano brigam pelas últimas duas vagas na Série A em 2013. Com 70 pontos e em vantagem no número de vitórias em relação ao time do ABC paulista, os rubro-negros paranaense e baiano garantem o acesso se ao menos empatarem seus jogos. O Atlético-PR faz o clássico com o Paraná, time já sem expectativas no campeoanto.

Temos que ter inteligência. Se não tomarmos gol, estaremos na Primeira Divisão. Vamos esperar o momento certo para fazer gol. A torcida pode estar ansiosa, mas temos que ter equilíbrio para que o resultado apareça naturalmente"

Pedro Ken, meia do Vitória

- A responsabilidade é toda do Atlético, porque o Atlético está em busca de uma causa muito grande. O Atlético está em um patamar de estabilidade técnica e financeira que permite dar passos mais largos. Não nos falta absolutamente nada. Mas, no quesito competição, o Atlético tem a resposabilidade maior porque tem muito a perder e muito a ganhar - declarou o técnico do Furacão, Ricardo Drubscky.

O Vitória, por sua vez, recebe o Ceará, equipe igualmente sem aspirações, no Barradão.

- A gente tem que pensar em fazer o resultado. Jogar para vencer. Entrar como entrou em todos os jogos dentro de casa. Claro que temos que ter inteligência. Se não tomarmos gol, estaremos na Primeira Divisão. Vamos esperar o momento certo para fazer gol. A torcida pode estar ansiosa, mas temos que ter equilíbrio para que o resultado apareça naturalmente - avaliou o meia Pedro Ken, do Vitória.

Atlético-PR contra o ASA (Foto: Gustavo Oliveira/Site oficial do Atlético-PR)Atlético-PR está a um ponto de retornar à elite do Brasileiro (Foto: Gustavo Oliveira/Site oficial do Atlético-PR)

Ao São Caetano, que tem 68 pontos, a única chance de conseguir o acesso é vencer o ameaçado Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas, e torcer para que, nos jogos dos concorrentes diretos (Atlético-PR e Vitória), ao menos um deles saia de campo derrotado.

Se o Azulão não vencer o Guarani, o acesso dos dois rubro-negros estará garantido, independentemente dos resultados que conseguirem em seus jogos.

Rebaixamento

Ipatinga e Barueri já começam a última rodada rebaixados. De resto, quatro equipes estão ameaçadas de ocupar as outros dois lugares entre os degolados: Bragantino, Guarani, Guaratinguetá e CRB.

Guarani treina no Brinco de Ouro (Foto: Murilo Borges / Globoesporte.com)Guarani: de-vice campeão paulista, time pode acabar 2012 na C (Foto: Murilo Borges / Globoesporte.com)

A situação para Braga e Bugre é menos preocupante, no sentido de que os clubes dependem apenas de suas forças para escapar. Ambos somam 41 pontos e, se vencerem suas partidas, estarão salvos. O Bragantino joga em casa contra o Boa Esporte, time sem aspirações no campeonato. O Guarani, por sua vez, recebe o São Caetano, no Brinco de Ouro. O Azulão precisa da vitória para, dependendo de outros resultados, conseguir o acesso à elite em 2013.

- Claro que todo mundo queria estar decidindo lá em cima, mas infelizmente foi o que restou. Temos que tirar o Guarani dessa situação que ninguém esperava. As coisas caminharam para isso. Agora é trabalhar o emocional. A gente sabe que a pressão é muito grande, mas tem jogadores com bastante experiência aqui, que vivenciaram isso em outros clubes - disse Bruno Recife, lateral-esquerdo do Guarani, que já passou por situação semelhante quando defendia o São Caetano.

Temos que tirar o Guarani dessa situação que ninguém esperava. As coisas caminharam para isso. Agora é trabalhar o emocional. A gente sabe que a pressão é muito grande, mas tem jogadores com bastante experiência aqui, que vivenciaram isso em outros clubes"

Bruno Recife, lateral do Guarani

Braga e Bugre têm chance de se salvar mesmo com empates ou derrotas. Mas, para isso, precisariam torcer por maus resultados dos outros concorrentes diretos, Guaratinguetá e CRB.

Com um ponto a menos que os outros dois ameaçados paulistas, o Guará é o primeiro integrante da zona do rebaixamento no momento. O time recebe o lanterna e já degolado Barueri. Para escapar, precisa vencer e torcer que ao menos um concorrente, entre Bragantino e Guarani, tenha na melhor das hipóteses um empate na última rodada.

O Guará, que conta com bom número de vitórias, tem chance de se salvar mesmo se não vencer seu jogo. Neste caso, teria de conseguir uma igualdade diante do Barueri e torcer por ao menos uma derrota dos concorrentes Braga e Bugre.

O quarto clube que luta para escapar da degola é o CRB, justamente o que começa a rodada mais ameaçado. Com 39 pontos, o time alagoano joga em Arapiraca, contra o já tranquilo ASA, mas que tem a motivação de rebaixar um rival local. Só a vitória interessa aos regatinos. Além de vencer seu jogo, o CRB terá de torcer por ao menos dois empates nos jogos de seus três rivais diretos (Bragantino, Guarani e Guaratinguetá).



Guaratinguetá recebe Barueri por sonho de permanecer na Série B

Precisando vencer na última rodada de um campeonato, nenhum adversário poderia ser mais desejado do que o lanterna da competição, ainda mais jogando em casa. No entanto, quando Guaratinguetá e Grêmio Barueri entrarem em campo neste sábado, às 16h20, no estádio Dario Rodrigues Leite, no Vale do Paraíba, pela última rodada do Brasileirão da Série B, a Garça, que briga para não cair, sabe que todo cuidado é pouco contra o lanterna e já rebaixado Barueri, que aprontou na última rodada, vencendo o 7º colocado Avaí.

Para escapar da degola, o Guará, atual 17º colocado com 40 pontos, precisa vencer e torcer contra Bragantino, que recebe o Boa Esporte, ou Guarani, que recebe o São Caetano. Tanto o Massa Bruta quanto o Bugre têm 41 pontos. Caso empatem em número de pontos, a Garça leva vantagem sobre ambos no número de vitórias.

Já o Barueri, com 30 pontos, tem como última aspiração no campeonato atrapalhar a vida do rival e terminar a competição deixando a lanterna com o Ipatinga, que perdeu nesta sexta-feira, terminando a Série B com 31 pontos.

O árbitro do jogo é Guilherme Ceretta de Lima, auxiliado por Carlos Nogueira Junior e Bruno Salgado Rizo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha os lances da partida em Tempo Real à partir das 15h50.

Wesley e Leandrinho, Barueri e Guarátingueta (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)No primeiro turno, a Garça levou a melhor fora de casa por 3 a 2 (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)

Força máxima na Garça

A vitória contra o Ipatinga no último sábado foi sofrida, mas trouxe boas notícias ao técnico do Guaratinguetá, Carlos Octávio. Dos cinco jogadores pendurados, nenhum sofreu o terceiro cartão amarelo. Com isso, somado à recuperação dos atletas lesionados, apenas o zagueiro Marquinhos, desfalque já conhecido, fica de fora.

O meia Lenílson, que tinha uma lesão na coxa, está recuperado e deve ser opção. O zagueiro Igor, que não jogou contra o Ipatinga por lesão na coxa, volta ao time titular no lugar de Rocha.

Treino do Guaratinguetá (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)Com promoção, Garça deve ter casa cheia 
(Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)

Adepto do futebol ofensivo, o técnico Carlos Octávio promete ir para cima do já rebaixado Barueri. Apesar de enfrentar o lanterna da competição, o comandante da Garça sabe que não terá vida fácil. Na última rodada, o Barueri derrotou o Avaí por 2 a 0.

- Deve haver incentivo dos outros clubes e, além disso, eles estão querendo mostrar serviço. Na última rodada, fizeram uma bela partida e não devem facilitar para nós - disse Carlos Octávio.

Com todo o elenco à disposição, Carlos Octávio deve escalar a equipe com: Saulo, Leandro Silva, Igor, Baggio e Ruan; Jonatan, Bruno Formigoni, Wendel, Renato Peixe e Marcinho; Alemão.

Sem pressão, Abelha vai ao ataque

Lanterna da Série B e já rebaixado, o Grêmio Barueri entra em campo para cumprir tabela. Sem nenhum objetivo em 2012, o técnico Roberto Cavalo usa a última rodada como teste para saber com quem poderá contar na próxima temporada.

Apostando em uma formação mais jovem, e sem nenhuma pressão, a Abelha venceu o Avaí na última rodada, na Arena. A atuação foi tão aprovada que deve ser mantida pelo técnico Roberto Cavalo neste sábado.

As ausências ficam por conta dos atacantes Magrão e William Henrique, e o lateral-esquerdo Marcio Pit, machucados. Além deles, o meia Roninho, suspenso, também está fora.

Assim, a equipe deve entrar em campo com Matheus; Juninho, Lucas Claser, Fernando Henrique e Renan; Douglas Marques, Neto, Thiago Brito e Negueba; Cristian e Mateus Lima.



‘Coração quente, cabeça fria’, resume zagueiro do Guaratinguetá

Rocha, zagueiro do Guaratinguetá (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)Rocha, zagueiro do Guaratinguetá
(Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)

O zagueiro Rocha já viveu momentos de glória e tristeza com a camisa do Guaratinguetá. Na véspera da última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o xerifão sabe que pode contar com o apoio do torcedor nas arquibancadas neste sábado, 24, às 16h20, contra o Barueri, no estádio Dario Rodrigues Leite. Mas ele terá que fazer mais para ter um sábado de alívio.

- Vamos secar os adversários, sim. Faz parte. Não tem jeito, infelizmente. Estamos com o psicológico muito legal e prontos para o jogo. Vai ser uma guerra. É coração quente, cabeça fria e correr do começo ao fim. Tenho falado muito com os mais jovens sobre a importância desse jogo, a importância da permanência na Série B para a cidade. A gente pegou o Guará na Série B, e tem que deixar o time onde a gente pegou - comentou o zagueiro.

Sobre o incentivo com a “mala branca” para essa reta final, Rocha é contra.

- Prefiro no acreditar em mala branca, não. Eu não aceitaria de maneira alguma.

Treino do Guaratinguetá (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)Treino do Guaratinguetá (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)

O lateral-esquerdo Renato Peixe usa o exemplo de 2010 para livrar o Tricolor do Vale da zona de rebaixamento. À época, a Garça também vivia sob o perigo de cair.

- Naquele ano vivemos um momento parecido. Na última rodada conseguimos ganhar fora de casa do Coritiba e alcançamos nosso objetivo. Esse ano dependemos de outros resultados, mas sabemos que o torcedor vai reconhecer nosso esforço em caso de vitória.



Goiás precisa de um empate contra o Joinville para ser campeão da Série B

LANCEPRESS! - 23/11/2012 - 13:43 Goiânia (GO)

A rodada final da Série B do Campeonato Brasileiro começa nesta sexta-feira, com o confronto entre América-MG e Ipatinga. Mas a rodada pega fogo no sábado, quando o Goiás precisa de apenas um empate contra o Joinville para confirmar o título da competição. As outras equipes também entram em campo e lutam para decidir os dois times que completam o G4 e as duas equipes que fecham a lista de rebaixados para a Série C.

No Serra Dourada, o líder Goiás recebe o Joinville, sexto colocado com 60 pontos. Com todos os 38 mil ingressos vendidos, o lateral Vitor espera ver uma festa da torcida no estádio.

- Esperamos contar com nossa torcida no sábado. Quero ver um estádio lotado para empurrar nosso time ao título - pediu o lateral Vitor.

Sem poder contar com o zagueiro Valmir Lucas, suspenso, o técnico Enderson Moreira deve lançar Lacerda como titular. A boa notícia é a possível volta do lateral-esquerdo Egídio. O jogador vinha sentindo dores na coxa, mas treinou normalmente na última quarta-feira e está confirmado para a partida.

Mesmo sem valer muito para o Joinville, o jogo contra o Goiás vale título da Série B para o Esmeraldino e deve ser encarado com seriedade.

- Independente do Joinville mexer muito pouco com a própria classificação, o jogo mexe com o campeonato. Então, temos que procurar fazer um jogo bom. Vamos enfrentar um adversário que, ao meu ver, foi a melhor equipe da Série B - declarou Artur Neto, treinador do time catarinense.

Quem pode estragar a festa do Goiás é o Criciúma. O time catarinense faz um clássico contra o Avaí na Ressacada e ainda tem chances de conquistar o título. Para isso, o Tigre precisa vencer seu jogo e torcer por uma derrota do Goiás.

BRIGAS POR G4 E CONTRA A DEGOLA

Atlético-PR e Vitória, respectivamente terceiro e quarto colocados, conquistam a vaga no G4 e o acesso à Série A com um empate. O Furacão recebe o Paraná no ECO Estádio, enquanto o Rubro Negro baiano joga em casa contra o Ceará.

O São Caetano, quinto colocado e único time com chances de entrar no G4, vai até Campinas enfrentar o Guarani no Brinco de Ouro. Para conquistar o acesso, o Azulão precisa vencer este jogo e torcer por uma derrota de Atlético-PR ou Vitória. Com 41 pontos e ocupando a 16ª posição, o Bugre está apenas um ponto acima do Guaratinguetá, primeiro time dentro da zona de rebaixamento, e precisa dos três pontos para não correr riscos de cair.

Em situação parecida com a do Bugre, o Bragantino recebe o Boa no estádio Nabi Abi Chedid. O time paulista precisa vencer para afastar de vez o risco da degola.

O Guaratinguetá, 17º com 40 pontos, joga em casa contra o lanterna e já rebaixado Grêmio Barueri. Para deixar a zona da degola, o Guará precisa vencer e torcer por um tropeço de Guarani ou Bragantino. Caso empate, o Guará precisa torcer pela derrota de um destes dois times.

Ainda correndo por fora por uma vaga para se manter na Série B, o CRB, 18º com 39 pontos, precisa de uma vitória sobre o ASA no Coaracy Fonseca. Mesmo que vença o jogo, o CRB ainda precisa torcer para que Guaratinguetá ou Bragantino percam seus jogos e para que o Guarani não vença o São Caetano.

CONFIRA OS CONFRONTOS DA ÚLTIMA RODADA DA SÉRIE B:

Sexta-feira - 16h20

Goiás x Joinville - Serra Dourada

Avaí x Criciúma - Ressacada

Guarani x Brinco de Ouro

Guaratinguetá x Grêmio Barueri - Dario Leite

Vitória x Ceará - Barradão

Atlético-PR x Paraná - ECO Estádio

ABC x América-RN - Frasqueirão

Bragantino x Boa - Nabi Abi Chedid

ASA x CRB - Coaracy Fonseca



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

FPF divulga tabela da Série A2 de 2013 sem mudanças no regulamento

Representantes das 20 equipes da Série A2 participam de Conselho Arbitral da FPF (Foto: Divulgação / FPF)Representantes dos times da Série A2 participam
de Conselho Arbitral (Foto: Divulgação / FPF)

A Federação Paulista de Futebol divulgou na tarde desta quinta-feira a tabela de jogos e o regulamento do Campeonato Paulista da Série A2 de 2013. A fórmula de disputa será a mesma usada neste ano: as 20 equipes se enfrentam em turno único a partir do dia 23 de janeiro. As oito melhores se classificam para a segunda fase - as quatro piores estarão automaticamente rebaixadas para a Série A3.

Separados em dois grupos com quatro times cada, os clubes classificados jogam entre si, em partidas de ida e volta. As duas melhores agremiações de cada grupo estarão automaticamente na elite do Campeonato Paulista. Os melhores times de cada grupo fazem a final em dois jogos, nos dias 5 e 12 de maio. Ao todo, os finalistas disputarão 27 rodadas.

As equipes que brigam pelo acesso à Série A1 são: Audax, Barueri, Capivariano, Catanduvense, Comercial, Ferroviária, Grêmio Osasco, Guaratinguetá, Juventus, Monte Azul, Noroeste, Portuguesa, RB Brasil, Rio Branco, Rio Claro, São Carlos, São José, Santacruzense, Santo André e Velo Clube.

Confira os jogos da primeira rodada, todos no dia 23 de janeiro:

Grêmio Osasco x Ferroviária
Santo André x Velo Clube
Juventus x Noroeste
Capivariano x Catanduvense
Monte Azul x Portuguesa
Rio Claro x Comercial
São José x RB Brasil
Rio Branco x Audax
Santacruzense x Barueri
São Carlos x Guaratinguetá

A tabela completa está disponível no site da Federação Paulista de Futebol.



Guará participa de campanha contra corrupção no jogo contra o Barueri

Torcida do Guaratinguetá no estádio Dario Rodrigues Leite (Foto: Comunicação Guaratinguetá Futebol/ Divulgação)Torcida do Guaratinguetá no estádio Dario Rodrigues
Leite (Foto: Guaratinguetá/ Divulgação)

O Guaratinguetá firmou parceria com o Ministério Público Democrático, uma associação civil sem fins lucrativos, e participará da campanha nacional "Não Aceito Corrupção" no duelo devida ou morta contra o Barueri, que acontece na tarde deste sábado, às 16h20, no estádio Dario Rodrigues Leite.

O movimento, de alcance nacional, tem apoio da Rede Globo e as campanhas, em filmes, são veículadas em cinemas. Na novela Salve Jorge, as artistas Nanda Costa, Flávia Alessandra, Fernanda Paes Leme, Letícia Spiller, Giovana Antonelli, Murilo Rosa, Oscar Magrini, Alexandre Nero e Domingos Montagner vestiram a camisa da campanha.

No jogo entre Guará e Barueri, que vale a sobrevivência da Garça na Série B do Campeonato Brasileiro, os atletas do Tricolor do Vale entrarão em campo com camisetas com os dizeres: "Corrupção. Não leve. Não aceite. Denuncie".

Nanda Costa é uma das modelos da campanha "Não aceito corrupção" (Foto: Divulgação)Nanda Costa é uma das modelos da campanha "Não aceito corrupção" (Foto: Divulgação)

Estará no gramado do Ninho da Garça, o promotor Roberto Livianu, promotor e idealizador da campanha. O promotor entrará em campo junto com os atletas.

- A campanha quer chamar cada brasileiro à sua responsabilidade para com seu país em relação à devastação social que a corrupção produz e que, se nada fizermos, continuará a produzir para as próximas gerações - diz o promotor.

Garça joga vida

Na 17ª colocação com 40 pontos, o Guaratinguetá precisa vencer o Barueri e torcer para que Guarani (recebe o São Caetano) e Bragantino (recebe o ASA) empatem ou percam seus duelos.  Para incentivar a Garça, a diretoria baixou o preço dos ingressos para R$ 6.

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o goleiro Saulo disse que a partida é a oportunidade de se redimir com o torcedor do Guaratinguetá após a má sucedida mudança da equipe para Americana em 2010.