sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Desesperado, lanterna Barueri recebe o embalado ASA

Com apenas uma vitória em casa no Campeonato Brasileiro da Série B, o Grêmio Barueri recebe o ASA nesta sexta-feira, às 21h, na Arena Barueri, em grande crise. Lanterna do torneio em 11 das 20 rodadas do torneio, a campanha dos paulistas começam a ganhar ares de dramaticidade. Com apenas dez pontos ganhos, o Abelha, que integra a zona de rebaixamento para a Série C desde a terceira rodada, está quatro atrás do Ipatinga, penúltimo colocado. A diferença para o ABC, 16º e primeiro clube fora da degola, já está em 11 pontos.

Apesar de não ter nenhum suspenso, o técnico Evandro Guimarães conta com um desfalque certo. Wendel, com problemas musculares, foi vetado pelo departamento médico. Já o atacante Marcelinho, recuperado de lesão, ainda é dúvida para o confronto. Assim, o Abelha pode entrar em campo com: Fernando Leal; Marcos Pimentel, Alex Lima, André Luis e Wesley; Dionísio, Fabinho, Rafael Chorão e Roger (Marcelinho); Marcelinho Paraíba e Henrique Dias.

Pelo lado do ASA, que conquistou sete pontos nas últimas três partidas,a equipe tenta se afastar ainda mais do Z-4 da Segundona. Para evitar qualquer aproximação do grupo dos piores, uma vitória em São Paulo é vista como fundamental para a sequência da competição.

Atualmente, o time de Arapiraca ocupa a 14ª colocação, com 24 pontos e seis a mais que o Guaratinguetá, o 17º. O técnico Nedo Xavier terá o lateral-esquerdo Chiquinho Baiano de volta, após cumprir suspensão. O único desfalque será o zagueiro Edson Veneno, que sofreu lesão muscular na parte posterior da coxa direita. André Nunes e Walisson disputam uma vaga no time que deve entrar em campo com: Gilson, Audálio, Fabiano e André Nunes (Walisson); Gabriel, Cal, Lucas, Didira e Chiquinho Baiano; Roberto Jacaré e Lúcio Maranhão.



Vitória derrota Barueri, mantém a ponta e abre contagem regressiva

O returno da Série B do Brasileirão mal começou, mas a torcida do Vitória já abriu contagem regressiva. Faltam seis triunfos para o Rubro-Negro chegar a 65 pontos, número considerado ideal para assegurar lugar cativo no G-4 e, consequentemente, uma vaga na elite do futebol nacional em 2013. Na noite desta terça-feira, o time baiano deu mais um grande passo para voltar à Série A ao derrotar o lanterna Barueri por 1 a 0, gol de Michel. Com o resultado, chegou aos 47 pontos e manteve a liderança da Segundona.

Apesar de ter sido um duelo do líder contra o lanterna, a partida foi decidida no detalhe. Mesmo com o melhor ataque da Segunda Divisão, o Vitória teve dificuldades para furar a segunda pior defesa do campeonato - Pedro Ken ainda desperdiçou cobrança de pênalti na primeira etapa. Além disso, o Barueri, dono do menor número de gols pró da competição, assustou a equipe baiana na primeira etapa.

Na próxima rodada, neste sábado, o Vitória pega o América-RN, no estádio do Nazarenão, em Goianinha, no Rio Grande do Norte. A partida começa às 16h20m (de Brasília). Já o Barueri recebe o ASA, sexta-feira, às 21h, na Arena Barueri.

William, Vitória e Barueri (Foto: Romildo de Jesus / Agência Estado)William recebe a marcação no triunfo do Vitória sobre o Barueri (Foto: Romildo de Jesus / Agência Estado)

Barueri dificulta o jogo, e Fernando garante o 0 a 0

O primeiro tempo começou com o Barueri disposto a dificultar as coisas para o líder da Série B. Logo aos sete minutos, Marcelinho Paraíba fez fila pela direita e chutou no canto esquerdo para boa defesa de Deola. Aos dez, o time paulista chegou pela segunda vez. Márcio Pit cruzou para Anderson Sales dominar na área do Vitória e chutar muito perto do gol. Quatro minutos depois, Henrique Dias aproveitou jogada de Pit e quase abriu o placar.

O Vitória só acordou para o jogo aos 24, quando Pedro Ken chutou de fora da área e quase abriu o marcador. Antes soberano no jogo, o Barueri passou a se precaver dos perigos do líder da Série B e a se posicionar mais defensivamente. A partida parecia caminhar para um empate tranquilo, quando Gilson fez grande jogada individual e foi derrubado dentro da área por André Luis. Pênalti para o Vitória. Pedro Ken bateu no canto direito, mas Fernando Leal foi buscar, garantindo o 0 a 0 do primeiro tempo.

Gol, festa e contagem regressiva

No intervalo, Carpegiani mudou a forma de jogar do Vitória e colocou Tartá na vaga de Willie. Em mais uma demonstração de que tem um grupo forte, o Rubro-Negro mudou da água para o vinho. O time baiano sufocou o Barueri e colocou velocidade na partida. O atacante William chamou a responsabilidade e puxou o Leão ao ataque. Aos seis minutos, o camisa 9 roubou a bola na intermediária do Barueri e passou para Michel invadir a área e tocar na saída do goleiro Fernando Leal. Vitória 1 a 0, e muita festa nas arquibancadas do Barradão.

Depois do gol, o time baiano cresceu e quase ampliou com William. Em belo lance individual, o atacante passou por três jogadores do Barueri e parou em bela defesa de Fernando Leal. Aos dez, Pedro Ken cruzou na área para Elton e William tentarem de bicicleta. Os dois jogadores pedalaram juntos, mas erraram a bola.

O Barueri até chegou em algumas oportunidades, sempre de bola parada, mas Deola mostrou serviço toda vez que foi chamado a participar da partida e garantiu o resultado para alegria dos 13.299 torcedores presentes no estádio. E era justamente nas arquibancadas que a torcida seguia fazendo festa, com direito a contagem regressiva e gritos de "Vamos subir".



CBF cria a Copa do Brasil sub-20

Na tarde desta segunda-feira, o presidente da CBF, José Maria Marin, anunciou no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a criação da Copa do Brasil sub-20. A primeira edição do torneio será realizada ainda este ano, entre os meses de outubro e dezembro. De acordo com o comunicado, a competição vai envolver 32 equipes "que integrará todo o país". Datas, participantes e premiações ainda serão divulgados pela entidade.

Segundo Marin, o objetivo é promover o trabalho das categorias de base dos clubes brasileiros e auxiliar nas convocações para as seleções brasileiras sub-15, sub-17 e sub-20.

- Fico muito feliz de poder realizar esta competição, que será um marco na revelação de talentos no Brasil. Veremos cada vez mais jogadores como Oscar e Lucas, por exemplo, só para citar esses dois, que vieram da base de seus clubes para as Seleções de Base e depois Principal - comemorou o presidente da CBF.



Teve Isso! Time com diarreia, árbitro atropelado e bolo jogado em campo

O fim de semana teve curiosidades para todos os gostos no futebol brasileiro. Sobraram casos divertidos, inusitados e chamativos. Perdeu algo? Fique por dentro agora.

Corrida contra o Hino

Em alguns estados do Brasil, é lei: antes de eventos esportivos, o Hino Nacional tem que ser executado. E em Maceió é assim. No clássico alagoano entre CRB e ASA, sábado, pela 19ª rodada da Série B do Brasileirão, no Rei Pelé, o time de Arapiraca teve que correr para não perder os últimos acordes da música oficial.

Os jogadores do time da capital já estavam corretamente em fila, com as mãos na altura do coração, ouvindo um dos quatro símbolos oficiais do Brasil - os outros são bandeira, armas nacionais e selo nacional. Foi quando entraram os jogadores arapiraquenses no gramado do estádio de Maceió timidamente tentando não chamar mais atenção do que a canção composta por Francisco Manuel da Silva e Joaquim Osório Duque Estrada. Mas antes do "se o penhor", os atletas do ASA já estavam perfilados. Apesar do "desrespeito", o time visitante venceu por 1 a 0.

Anotem a placa!

Tudo ia acontecendo dentro da normalidade durante a vitória do Joinville por 1 a 0 sobre o Goiás, sábado, na cidade catarinense. A equipe da casa garantia sua presença do G-4 ao fim do primeiro turno, subindo uma posição, passando a ocupar o terceiro lugar.

Até que, aos 20 minutos do segundo tempo, quando um atleta do JEC saía de campo para ser atendido em um carrinho da maca, aconteceu o acidente: o árbitro gaúcho Fabrício Neves Correa foi atropelado pelo veículo. Mas, revendo as imagens com detalhes, podemos concluir que, na verdade, foi o homem do apito que, dando ré, acabou batendo na lateral do pequeno carro. No fim, ninguém ficou ferido, só o lateral William, que machucado antes do acidente, teve que ser mesmo substituído.

Glaydson, volante do Joinville (Foto: Leo Munhoz/Agência RBS)Diarreia geral no elenco do Goiás
(Foto: Leo Munhoz/Agência RBS)

Piriri goiano

Um outro fato curioso marcou este jogo. Na entrevista coletiva após a derrota por 1 a 0 para o Joinville, o treinador do Goiás, Enderson Moreira, revelou que 16 dos 19 jogadores relacionados para a partida sofreram com uma indisposição estomacal na noite anterior ao confronto. Alguns membros da comissão técnica também tiveram o problema.

Enderson descartou a possibilidade de uma possível sabotagem na comida dos atletas, e ressaltou que a indisposição dos jogadores não influenciou muito na atuação do Goiás em campo.

- É difícil falar. Eu pelo menos acho que no futebol já estão acabando essas coisas. Estou há 15 anos no futebol e já ouvi confissões de pessoas que já fizeram algo parecido. O problema foi no jantar. Eu mesmo tive diarreia. Na hora do almoço muitos atletas reclamaram.

Ídolo tricolor homenageado

Dentro de campo, quem brilhou foi Thiago Neves, que marcou dois na vitória do Fluminense sobre o Vasco por 2 a 1. Mas antes de a bola rolar, o Tricolor fez uma bela homenagem a um de seus maiores ídolos do clube. Os jogadores entraram em campo com a camisa número 1 e o nome do goleiro Félix, que morreu na última sexta, estampado às costas.

Tricampeão mundial em 1970 pela Seleção, na Copa do Mundo do México, Félix jogou 319 partidas pelo Fluminense. "Papel", como era carinhosamente chamado devido à leveza do corpo e dos voos para defender os chutes adversários, chegou às Laranieiras em 1968, quando já tinha 30 anos. Quem pensava que a carreira estava no fim se enganou. Félix jogou no Tricolor por 10 anos e foi multicampeão: ganhou o Campeonato Brasileiro de 1970, os Cariocas de 1969, 1971, 1973, 1975 e 1976 e a Taça Guanabara de 1975.

Thiago Neves, Camisa do Felix, Vasco x Fluminense (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Thiago Neves, que brilhou no clássico, veste a camisa de Félix  (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)

São Paulo e Corinthians falsos no Pacaembu (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)São Paulo e Corinthians falsos no Pacaembu
(Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)

Palmeiras x Santos?
ou Corinthians x São Paulo?

Pacaembu cheio, e entram em campo os jogadores de Corinthians e São Paulo. Só que ainda não era domingo, era sábado, dia de outro clássico paulista, entre Palmeiras e Santos. O sistema de som do estádio começou a anunciar as escalações de Timão e Tricolor, e “jogadores” com os uniformes das duas equipes entraram em campo. Por cerca de cinco minutos, o telão do estádio exibiu as escalações e também o placar do jogo de domingo. Do lado de fora, fogos de artifício anunciaram o início da partida falsa. Os times até perfilaram para a execução do Hino Nacional, e só depois disso é que a brincadeira foi revelada: era ação de marketing de uma seguradora.

Palmeirenses e santistas não gostaram nada. Com muitas vaias, os alviverdes, maioria no Pacaembu, começaram a cantar o hino do clube. No fim, porém, tudo ficou em clima de paz. A justificativa usada para enganar os torcedores foi uma suposta “mudança de calendário”. Dentro de campo, Neymar brilhou com dois gols e uma virada por 2 a 1 do Peixe em cima do Verdão.

São Paulo e Corinthians falsos no Pacaembu (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)São Paulo e Corinthians falsos, sábado, no Pacaembu (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)

Adriano saboreia um polvilho

Na primeira vez desde que assinou contrato com o Flamengo, o atacante Adriano foi assistir ao empate sem gols de seu novo time com do Botafogo, neste domingo, no Engenhão, mas apenas como torcedor e atração para os fãs.

Antes de subir para o camarote da presidente Patricia Amorim, os dois se encontraram na porta do vestiário do time e trocaram um abraço. Ele também conversou com o vice de futebol Paulo Cesar Coutinho e com o vice de finanças Michel Levy. Sorridente, entrou e participou da oração do grupo. No camarote sete da Ala Leste, o Imperador se revezou entre as áreas interna e externa. Enquanto estava dentro do local, aproveitou para comer biscoito de polvilho e reviu alguns lances com mais calma e detalhes pela televisão. Na parte de fora do camarote, o camisa 10 ficou ao lado do lateral-esquerdo Magal, que não foi relacionado, bem perto de Patricia Amorim e da líbero Fabi, bicampeã olímpica com a seleção brasileira feminina de vôlei em Londres.

Adriano com a presidente Patricia Amorim (Foto: Fla / Imagem)Adriano encontra com a presidente Patricia Amorim na saída dos vestiários (Foto: Fla / Imagem)

Até pedaço de bolo no gramado

Em jogo de uma torcida só, fica bem mais fácil identificar quem atira coisas no gramado. E foi o que aconteceu no empate por 2 a 2 entre Cruzeiro e Atlético-MG, neste domingo, em um Independência todo celeste. Os cruzeirenses entraram na "pilha" no início do segundo tempo e, revoltados com a arbitragem do pernambucano Nielson Nogueira Dias, atiraram diversos objetos no gramado, como pedaço de bolo, copos d'água e até mesmo um celular - Leandro Guerreiro e Bernard foram expulsos justamente depois que o volante cruzeirense pisou em um pedaço de bolo (!) para tentar evitar que o atleticano o mostrasse ao árbitro.

Jogadores de Cruzeiro e Atlético-MG discutem no gramado (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)

Maca nova para Cabixi

Um fato inusitado marcou a goleada do Vilhena por 4 a 0 sobre o Atlético-AC, neste domingo, pela Série D. O lance aconteceu aos 28 minutos do primeiro tempo. O atacante do VEC Cabixi teve que sair mancando de campo para ser atendido porque a maca simplesmente quebrou.

O "acidente" foi à gota d'água para o VEC. O presidente do clube, Carlos Dalanhol, anunciou que pretende desistir da competição após a partida desta quarta contra o Remo, no Mangueirão, por falta de apoio financeiro.



Veja os resultados deste sábado pelas séries A, B e C e cinco estaduais

25/08/2012 23h10 - Atualizado em 25/08/2012 23h11

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário

  • Antonio Arruda São Gonçalo, RJ Mon, 27 Aug 2012 12:46:04 Denunciar

    Estou muito feliz pela vitória do do santa cruz - PE , vamos ser campeão da série C de 2012, Xavier de São Gonçalo -RJ

    Responder

    Compartilhar Facebook

    Imagem do usuário



terça-feira, 28 de agosto de 2012

CBF divulga calendário do futebol da temporada de 2013

LANCEPRESS! - 28/08/2012 - 11:21 Rio de Janeiro (RJ)

Brasil x Suécia (Foto: Mowa Press)
Calendário prevê 15 amistosos da Seleção, que seguirá atrapalhando os clubes (Foto: Mowa Press)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira o calendário para a temporada de 2013. Conforme anteriormente anunciado por José Maria Marin, presidente da entidade, a Copa do Brasil passa a ser disputada entre abril e novembro, correndo paralelamente com o Brasileirão.

Uma das principais queixas dos clubes, o pouco tempo para uma pré-temporada adequada, ainda será obstáculo para o próximo ano, visto que apenas 16 dias estão reservados para a preparação dos times. O Brasileirão, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores serão interrompidos durante a disputa da Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho.

O calendário prevê ainda 15 datas ao longo da temporada para a realização de amistosos da Seleção Brasileira, com a grande maioria ocorrendo em dias de rodada do Brasileirão. O último amistoso previsto, por exemplo, no dia 19 de novembro, ocorre um dia antes do primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil.

Confira o calendário completo divulgado pela CBF:

Pré-temporada: 2/1 a 18/1
Estaduais: 20/1 a 19/5 (23 datas)
Copa do Nordeste: 20/1 a 17/3 (12 datas)
Copa Libertadores: 23/1 a 22/5 e 3/7 a 24/7 (19 datas)
Copa do Brasil: 3/4 a 22/5 e 3/7 a 27/11 (20 datas)
Série A do Brasileiro: 26/5 a 9/6 e 7/7 a 8/12 (38 datas)
Série B do Brasileiro: 25/5 a 11/6 e 7/7/ a 30/11 (38 datas)
Série C do Brasileiro: 2/6 a 9/6 e 7/7 a 24/11 (24 datas)
Série D do Brasileiro: 2/6 a 9/6 e 7/7 a 20/10 (18 datas)
Copa Sul-Americana: 14/8 a 28/8 e 23/10 a 11/12 (10 datas)
Mundial de Clubes: 11/12 a 21/12

Copa das Confederações: 15/6 a 30/6
Amistosos da Seleção: 6/2, 22/3, 26/3, 4/6, 7/6, 11/6, 7/8, 6/9, 10/9, 18/9, 2/10, 11/10, 15/10, 15/11, 19/11

Copa do Brasil de Futebol Feminino: 26/1 a 6/4 (10 datas)



Deputado sugere publicidade estatal grátis em uniformes para quitar dívida dos clubes

LANCEPRESS!
27/08/2012 - 20:07
Rio de Janeiro (RJ)

O presidente da CBF, José Maria Marin, recebeu nesta segunda-feira, na sede da entidade, o deputado federal José Rocha (PR-BA) e representantes de alguns clubes para discutir rumos do projeto de lei para quitar a dívida dos clubes brasileiros com a União. Também compareceram o diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, e o vice-presidente Marco Polo Del Nero.

O parlamentar sugeriu que as dívidas sejam compensadas através da publicidade de empresas públicas nas camisas dos clubes.
A princípio, o teor da proposta – que será levada à Câmara através do Ministério do Esporte – define que os clubes deem a contrapartida do investimento no esporte olímpico para quitar os débitos.

Outro ponto que José Rocha levantou é a possibilidade de a Timemania ser restaurada e ganhar um formato mais atraente para o torcedor. Desse jeito, a arrecadação cresceria e o volume de dinheiro pagaria as dívidas com mais rapidez.

– Essas sugestões foram colocadas para serem discutidas, assim como a situação atual das dívidas – afirmou Rocha ao site da CBF.

Sobre o assunto, Marin e Del Nero já tinham revelado na semana passada a intenção de punir com perda de pontos ou rebaixamento os clubes que, mesmo com as medidas sendo aprovadas, contraírem mais dívidas no futuro.



Vitória recebe Barueri em dia de rodada cheia na Série B

LANCEPRESS!
27/08/2012 - 17:00
Salvador (BA)

O Segundo Turno da Série B do Campeonato Brasileiro terá início nesta terça-feira, com a realização de todos os dez jogos. O Vitória, líder da competição e dono de um aproveitamento de 77,19% dos pontos, recebe o Barueri, no Barradão, às 19h30, com força máxima.

O duelo diante da equipe paulista, a 20ª e última colocada na Segundona com apenas dez pontos, será o terceiro seguido em que o técnico Paulo César Carpegiani escalará a mesma equipe. Deola; Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Gilson; Uelliton, Michel, Pedro Ken e Willie; Elton e William serão os 11 iniciais do Vitória, o primeiro colocado com 44 pontos, diante da sua torcida.

ATLÉTICO-PR EMBALADO

O Atlético-PR não poderia atravessar momento melhor na Série B. São quatro vitórias seguidas e a possibilidade de ingressar no G4 em caso de vitória contra o Joinville, o terceiro colocado com 36 pontos, no Gigante do Itiberê. O Furacão, que não terá novidades para manter a boa fase, é o o sexto com 32.

AVAÍ PELA RECUPERAÇÃO

Enquanto Criciúma e Avaí fazem bonito na Série B, o Avaí é a única equipe catarinense que anda decepcionando. Ocupando a nona posição com 30 pontos, o Leão da Ressacada vem de derrota para o rival Criciúma e precisa se recuperar diante do Boa, às 19h30, diante do seu torcedor. Já a equipe de Varginha vem de goleada contra o Bragantino e é o 12º.

BUGRE RECEBE O PARANÁ

Após derrotar, de virada, o São Caetano no último sábado, o Guarani espera aproveitar o fator casa para superar o Paraná, no Brinco de Ouro da Princesa, às 19h30. Já o Tricolor paranaense, 11º com 26, foi derrotado pelo Atlético-PR e também busca uma reação.

BRAGANTINO NA PRESSÃO

Já são quatro derrotas seguidas na Série B e a incômoda 18ª posição com apenas 15 pontos conquistados. Esse é o cenário do Bragantino para o duelo contra o CRB, às 19h30, no Nabi Abi Chedid. Já a equipe alagoana também não navega em águas tranquilas. Derrotado pelo ASA no clássico alagoano do último sábado, o CRB ocupa apenas o 15º lugar com 21 pontos.

ASA MOTIVADO CONTRA O AZULÃO

O triunfo conquistado, fora de casa, no clássico contra o CRB trouxe a motivação que o ASA precisava para se afastar da zona de rebaixamento da Segundona. Nesta tarde, às 21h50, o Alvinegro recebe o São Caetano, no Coaracy da Mata Fonseca e pode dar novo passo para vislumbrar a parte de cima da tabela.

TIGRE PELA LIDERANÇA

O Criciúma visita o Guaratinguetá, 17º na tabela, com a missão de torcer contra o líder Vitória que joga mais cedo e ainda vencer no Dário Rodrigues Leite, a partir das 21h50, para voltar à liderança da Segundona. O Tigre catarinense soma 42 pontos, dois a menos que o rival baiano.

COELHO DE VOLTA À BOA FASE?

O América-MG chegou a liderar a Série B do Brasileiro, mas caiu de produção, demitiu Givanildo Oliveira e apostou na chegada do técnico Milagres, ex-joagdor e ídolo dio clube. No entanto, os resultados esperados ainda não aconteceram. São duas derrotas, um empate e apenas uma vitória. Nesta noite, diante do Ceará, às 21h50, na Arena Independência, o Coelho terá nova chance de recuperar o seu bom futebol. O Vozão é o décimo colocado com 27 pontos e ainda não mostrou futebol para ingressar no G4.

IPATINGA EM ASCENSÃO

Com três vitórias nos últimos quatro jogos, o Ipatinga visita o pressionado ABC, 16º com 20 pontos, disposto a manter a bola fase para deixar a zona do rebaixameto, o que acontecerá caso vença no Frasqueirão, a partir das 21h50, e os rivais Bragantino e Guaratinguetá sejam derrotados.

GOIÁS E A SUA NOVA CHANCE

Após ser derrotado pelo Joinville no último sábado, o Goiás tem nova chance para fazer parte do G4 do Campeonato Brasileiro. O Esmeraldino, quinto na tabela com 33 pontos, recebe o América-RN, que vem de triunfo contra o rival ABC e ocupa a sétima posição com 32, no Serra Dourada.

Confira todos os jogos da 20ª rodada da Série B

Terça-feira - 27/8

19h30

Vitória x Barueri - Barradão
Atlético-PR x Joinville - Gigante do Itiberê
Avaí x Boa - Ressacada
Guarani x Paraná - Brinco de Ouro da Princesa
Bragantino x CRB - Nabi Abi Chedid

21h50

ASA X São Caetano - Coaracy da Mata Fonseca
Guaratinguetá x Criciúma - Dário Rodrigues Leite
América-MG x Ceará - Arena Independência
ABC X Ipatinga - Frasqueirão
Goiás x América-RN - Serra Dourada



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Marin vê arbitragem como prioridade e crê em solução

LANCEPRESS!
23/08/2012 - 15:03
São Paulo (SP)

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marín, falou pela primeira vez após demitir Sérgio Corrêa da presidência da Comissão Nacional de Arbitragem, em entrevista concedida durante visita às obras da nova arena do Palmeiras. A mudança no cargo, que agora passa a ser ocupado pelo ex-auxiliar e ex-corregedor da CBF Aristeu Leonardo Tavares, foi classificada pelo mandatário como a medida ideal:

- Medida mais imediata e completa. Sobre arbitragem não tenho mais nada o que falar. Uma mudança rápida, completa, e tenho certeza absoluta que estamos aprimorando. Tenho confiança absoluta, como tinha no Sérgio Correa, mas achei que era o momento de fazer. Para mim e para o torcedor, não bastou a reciclagem do bandeirinha. Com essa medida ficou demonstrado que a CBF dá prioridade ao setor de arbitragem - afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de adotar maiores mudanças, Marin foi enfático e disse acreditar que o novo comando na Conaf pode trazer as melhoras necessárias e esperadas:

- Tudo o que for bom para a arbitragem vamos estudar, mas estou tranquilo no momento com as alterações feitas. Demonstra que a CBF não mede esforços e sacrifícios no sentido de aprimorar mais a arbitragem no futebol brasileiro. O que tinha que ser mudado já mudou, vamos dar um voto de confiança a essa comissão e tenho certeza que todos ficarão satisfeitos - explicou.

Para o homem forte do futebol brasileiro, o mais importante, quando se fala em arbitragem, é garantir a independência e a invulnerabilidade dos juízes e auxiliares diante de possíveis interferências externas. Para o mandatário, a história recente endossa essa preocupação:

- Em termos práticos, demonstra que o departamento de árbitros e a comissão são totalmente independentes. Na FPF eu nunca insinuei, indaguei ou me intrometi nos árbitros. Eu delegava, com responsabilidade. Não existe qualquer comprometimento do presidente da CBF com quem quer que seja, e eu exijo a mesma indepedência do setor de arbitragem. Isso significa não aceitar qualquer insinuação de escalação ou veto a árbitro. Com ninguém eu tenho compromisso, o que eu quero é que a arbitragem seja acima de tudo correta e totalmente independente.

A discussão sobr eo nível da arbitragem brasileira tem sido frequente nos últimos anos, tanto na imprensa esportiva como entre os torcedores. Para José Maria Marin, a repercussão dos erros, como o cometido por Emerson Augusto de Carvalho no clássico entre Santos e Corinthians, é importante para uma avaliação do quadro e a tomada de decisões:

 - Desde o primeiro dia disse que esse setor ia receber minha maior atenção. Errar é humano, não quero que o juiz seja perfeito, mas dentro do jogo de futebol, você tem que distinguir o erro natural do erro doloso, intencional, isso que não pode existir. O termômetro para decisão é vocês (imprensa). Hoje, com os meios de comunicação, dá para fazer uma avaliação, não isolada, mas pegando o conjunto dos comentários, você toma uma decisão, como eu tomei e assumo toda a responsabilidade. Queremos que dê o resultado esperado, quem sai ganhando é o torcedor, é o que todos nós queremos - concluiu.

O auxiliar Emerson de Carvalho, que deu início à polêmica com seu erro, voltou a atuar nesta quarta-feira, na partida entre Grêmio e Coritiba pela Copa Sul-Americana. Na ocasião, validou corretamente o segundo gol da equipe Gaúcha, ao intepretar que o atacante Marcelo Moreno estava em posição legal.



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Barueri demite Estevam Soares e anuncia técnico Evandro Guimarães

O Grêmio Barueri vai começar o segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro com novo técnico. Evandro Guimarães terá a missão de recuperar a equipe, que chegou à metade da competição na lanterna, com apenas 10 pontos conquistados em 57 disputados. Ele será o substituto de Estevam Soares, demitido após a derrota da última terça-feira para o Guaratinguetá, por 3 a 2, na Arena Barueri.

Estevam teve aproveitamento de 21% em sua passagem pela equipe. Perdeu nove jogos, e conseguiu dois empates e duas vitórias. Evandro será o quarto homem a treinar o Barueri durante a Série B, o que configura uma média de um técnico a cada cinco rodadas. Será sua segunda experiência à frente do time. No primeiro semestre, na disputa da segunda divisão do Campeonato Paulista, ele assumiu por apenas quatro partidas após a queda de Giba.

A vida do novo comandante não será fácil. Sua estreia, na próxima terça-feira, será fora de casa contra o Vitória, que pode assumir a liderança da Série B se vencer o Ceará na sexta-feira, em Fortaleza. Na atual classificação, oito pontos separam o clube paulista do ASA, primeiro colocado fora da zona de rebaixamento à terceira divisão.



Projeto pode rebaixar ou tirar pontos de clubes devedores

Igor Siqueira
Publicada em 22/08/2012 às 06:00
Rio de Janeiro (RJ)

O projeto de lei para quitar a dívida dos clubes com a União continua sendo objeto de debates entre a CBF, o Ministério do Esporte e alguns parlamentares. O presidente José Maria Marin já disse que o débito será extinto através da contrapartida do investimento em esportes olímpicos. Mas o ponto analisado recentemente é a maneira de punir os clubes que insistirem em políticas financeiras irresponsáveis e criarem mais dívidas, mesmo após terem iniciado o "pagamento". A proposta da CBF é punir os maus pagadores com a retirada de pontos em campeonatos e consequentemente com rebaixamento.

- É uma punição séria, porque senão começa tudo de novo, vindo outro presidente, por exemplo. Mas acredito que assim não vai ter dívida. Se perderem pontos, os clubes pagarão. Temos que cuidar para não acontecer depois - afirmou Marin, ressaltando que a punição só viria para débitos posteriores à aprovação da lei e não será uma medida feita individualmente:

- Especial: Dívida dos clubes brasileiros bate em R$ 3 bilhões

- Isso não é CBF. É o Ministério do Esporte, em conjunto com o Legislativo. Segunda-feira tivemos uma reunião de São Paulo e Rio. Foi um debate amplo para procurar fazer uma coisa concreta.

Marin ainda revelou que uma minuta do projeto já foi desenvolvida, com o auxílio do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), que foi relator da Lei Geral da Copa.

- Temos uma cópia. Estamos com muita cautela e seriedade, para não criar uma falsa esperança - ressaltou.

Vice-presidente da CBF na Região Centro-Sul, Marco Polo Del Nero também tem participado do desenvolvimento do projeto e explicou melhor como será o funcionamento da contrapartida.

- O tempo de trabalho vai depender do valor da dívida. E este número também vai determinar se serão três, quatro ou dez modalidades envolvidas - disse Del Nero.

O projeto de lei ainda não tem data para ser levado à Câmara. A expectativa é que isso acontecesse ainda neste ano, mas o período eleitoral pode atrapalhar, já que a maioria dos parlamentares conseguiram uma licença para trabalhar na campanha das eleições municipais. Os trabalhos em Brasília estão sendo feitos em períodos pré-determinados, nos quais ocorre um esforço concentrado para votação de projetos.



Alemão brilha, Guará vence Barueri em jogo eletrizante e sobe na Série B

O Guaratinguetá venceu o Barueri de virada por 3 a 2, em uma partida eletrizante na noite desta terça-feira, na Arena Barueri, pela última rodada do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro 2012. Com o resultado, a Garça vai a 15 pontos, sobe uma posição e assume a "liderança do Z-4", na 17ª posição. A Abelha continua na lanterna da competição, com apenas 10 pontos.

O Tricolor do Vale chegou à vitória graças ao atacante Alemão, que marcou duas vezes e ainda sofreu dois pênaltis, um deles convertido por Lenílson. Nas duas últimas partidas, o atacante balançou as redes cinco vezes. Pelo Barueri, Henrique Dias marcou um e Leandro, contra, fez o segundo.

Na próxima rodada, o Guaratinguetá recebe o Criciúma, na terça-feira, 21h50m (de Brasília), no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. No mesmo horário, o Barueri encara o Vitória, no Barradão, em Salvador.

Wesley e Leandrinho, Barueri e Guarátingueta (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)Wesley e Leandrinho disputam a bola na Arena Barueri (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)

Guará domina, mas cochila e Barueri sai na frente

O primeiro tempo foi movimentado e cheio de oportunidades para as duas equipes. Tocando a bola rápido, o Guaratinguetá dominou a partida e criou as melhores oportunidades. Pelo Barueri, o técnico Estevam Soares apostava nos contra-ataques.

Em busca da segunda vitória seguida, o Guará apostou nas jogadas pelas pontas para chegar ao gol do Barueri. E foi desta forma que a equipe criou a primeira boa chance do jogo. Aos 14 minutos, Renato Peixe foi lançado por Marcinho e cruzou na medida para Alemão, que se enrolou na hora da finalização e perdeu grande chance.

A resposta dos donos da casa veio aos 21 minutos, quando Roger avançou em velocidade pela esquerda, mas cruzou na fogueira para Henrique Dias, que não conseguiu finalizar.

As ações do jogo estavam equilibradas quando o Barueri conseguiu o primeiro gol. Aos 34 minutos, após cruzamento na área do Guará, André Luís deu um chutão para cima, e a bola caiu nos pés de Henrique Dias, que dominou da entrada da área e bateu cruzado na saída de César.

Atrás no marcador, o Guará foi com tudo para o ataque e conseguiu empatar aos 42 minutos, com o iluminado Alemão, que subiu mais que a zaga do Barueri após cobrança de escanteio de Marcinho.

O Tricolor do Vale podia ter virado ainda na primeira etapa. Aos 45 minutos, Alemão foi derrubado por André Luis dentro da área. Na cobrança, Marcinho bateu no meio do gol e Fernando Leal espalmou.

Visitantes viram mas Barueri empata com gol contra

A segunda etapa seguiu tão eletrizante quanto terminou a primeira. E aos 11 minutos, o atacante Alemão colocou fogo na partida ao marcar um golaço. Ele recebeu a bola de fora da área, matou no peito e soltou a bomba, no ângulo de Fernado Leal.

Com o gol, o Barueri se aventurou ao ataque e se expôs à velocidade do ataque tricolor. Quando o terceiro gol do Guará ia amadurecendo, uma infelicidade da zaga resultou no gol de empate dos donos da casa. Henrique Dias tocou a bola, o lateral Leandro foi cortar e chutou contra a própria meta.

Com o placar empatado, o técnico Carlos Octávio colocou Lenílson e Fabrício Carvalho e as substituições mudaram o rumo da partida. Aos 42 minutos, Fabrício Carvalho fez o pivô, chamou a marcação e rolou para Alemão, que invadiu a área, driblou o goleiro e foi derrubado por Anderson Sales. Na cobrança, Lenílson encheu o pé no meio do gol e fechou o placar a favor da Garça.

Alemão comemora gol do Guaratinguetá contra o Barueri (Foto: Fábio Rubinato / Agência Estado)Alemão comemora um dos gols do Guaratinguetá contra o Barueri (Foto: Fábio Rubinato / Agência Estado)



terça-feira, 21 de agosto de 2012

Barueri e Guará jogam para fugir da lanterna na Série B do Brasileirão

Um Barueri em situação delicada recebe o motivado Guaratinguetá nesta terça-feira, às 21h (horário de Brasília) na Arena Barueri em jogo válido pela última rodada do primeiro turno da Série B do Brasileirão.

A diferença entre as equipes na tabela é de apenas dois pontos. O Guaratinguetá está em 18º com 12 pontos, enquanto o Barueri ocupa a lanterna com 10. No entanto, os dois times vêm em fases diferentes.

Enquanto o Tricolor do Vale vem de vitória por 3 a 1 na estreia do técnico interino Carlos Octávio e espera arrancar na competição, o Barueri foi derrotado na última rodada, de virada, para o Avaí e voltou para a lanterna.

O árbitro da partida será Guilherme Ceretta de Lima, auxiliado por Rafael Ferreira da Silva e Daniel Luis Marques. O quarto árbitro será Thiago Duarte Peixoto. O canal PFC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo lance a lance em Tempo Real.

Carlos Octávio quer que time repita atuação da última rodada

A vitória por 3 a 1 contra o Ipatinga empolgou elenco e torcida do Tricolor do Vale. A quebra do jejum de sete jogos sem vitória, no entanto, ainda mantém o time longe de sair da zona de rebaixamento. O Guará está seis pontos atrás do ABC, primeiro colocado acima do Z-4.

Carlos Octávio durante treino do Guará (Foto: Fábio Rubinato / Divulgação)Carlos Octávio, durante a partida contra o Ipatinga (Foto: Fábio Rubinato / Divulgação)

Porém, para deixar a Arena Barueri com os três pontos, o Guaratinguetá terá que quebrar outro tabu: fora de casa, o time não venceu. Foram oito derrotas e um empate até agora. Por isso mesmo, o técnico interino quer que a equipe mantenha o foco que teve contra o Ipatinga.

- O time precisava ter uma postura diferente diante do Ipatinga. Todo jogo tomávamos gols nos últimos minutos. Vencemos um jogo muito importante, mas ainda há muita coisa a ser feita. Não podemos acreditar que o problema já está resolvido.

O histórico dos confrontos é positivo para o Guará. As equipes já se enfrentaram seis vezes por Campeonato Paulista ou Série B. Foram quatro vitórias para o Guará contra duas do Grêmio Barueri.

Barueri tem desfalque no meio-campo

O único desfalque do técnico Estevam Soares para o duelo é o volante Dionisio, suspenso após ser expulso contra o Avaí na última rodada.

Para o Barueri, a esperança é que a equipe aproveite o final do primeiro turno para encontrar a reabilitação na competição. O Barueri está na zona de rebaixamento desde a terceira rodada e, ao todo, já são nove rodadas na última posição.

A equipe estava com a moral em alta, mas levou uma ducha de águia fria contra o Avaí, na última rodada, quando perdeu de virada, por 2 a 1.

GrÊMIO Barueri x guaratinguetá
Fernando Leal; Wendel, Alex Lima, André Luis e Wesley; Rodrigo Pontes, Diego Silva, Rafael Chorão e Roger; Marcelinho Paraíba e Henrique Dias César Luz; Leandro Silva, Baggio, Marquinhos (Igor) e Renato Peixe; Bruno Formigoni, Jonatan, Keninha e Marcinho; Leandrinho e Alemão
Técnico: Estevam Soares Técnico: Carlos Octávio
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima. Auxiliares: Rafael Ferreira da Silva e Daniel Luis Marques
Estádio: Arena Barueri. Data: 21/8/2012. Horário: 21h (horário de Brasília).
O GLOBOESPORTE.COM transmite a partida em tempo real a partir das 20h


Teve Isso! Injeção salvadora, porco no estádio e 'enterro' provocador

Após a coruja caçadora da semana passada, desta vez foi a vez de um porquinho comparecer a um estádio de futebol. O "Teve Isso!" desta segunda-feira tem ainda um goleiro todo protegido após um choque na área, uma injeção que valeu a vitória e uma provocação que mexeu com duas rivalidades ao mesmo tempo. Confira o que de mais curioso aconteceu no fim de semana pelo futebol brasileiro.

 Agulhada salvadora

Um dos golaços da rodada do fim de semana foi marcado pelo volante Martinez, na vitória do Náutico sobre o Bahia por 1 a 0, no sábado, nos Aflitos. E é possível dizer que o triunfo foi graças a uma injeção. No primeiro tempo, aparentando um visível desconforto, o jogador pouco se movimentou em campo, e alguns alvirrubros chegaram a pedir sua substituição. Mas a agulhada salvadora botou o atleta em condições e, aos 42 da etapa final, ele acertou um chutaço de fora da área para delírio da torcida local.

Ao fim do jogo, o jogador deu crédito do sucesso à injeção aplicada no vestiário.

- Veio em uma hora boa, no fim do jogo. Eu estava com dificuldades, com bastante dor, acho que um estiramento. No intervalo, tive até que tomar uma injeção para voltar.

Ops 1! Ops 2!

No domingo, o Coritiba aplicou uma goleada por 4 a 0 no Cruzeiro, no Couto Pereira. E por muito pouco os dois goleiros da partida não ficam marcados por falhas bem semelhantes. Aos 25 minutos do primeiro tempo, quando o jogo ainda estava 1 a 0, depois de Rafael Donato fazer passe curto para Fábio, o goleiro tentou driblar na área Roberto, que chegava firme para roubá-la e quase teve sucesso.

Logo depois, não passou nem dois minutos, o arqueiro do Coxa quase "retribuiu o erro". Em um recuo curto, Vanderlei ficou meio perdido com a bola no pé e se tentou se livrar dela pela lateral. Por pouco Wellington Paulista não interceptou a bola.

Provocação em forma de pá

Em uma comemoração apenas, o meia Marquinhos conseguiu mexer com rivalidades em dois estados diferentes. Ao comemorar o gol de André Lima, o último na goleada de 4 a 0 do Grêmio sobre o Figueirense, neste domingo, no Olímpico, o jogador simulou uma pá como se estivesse enterrando o adversário catarinense. Ao explicar o gesto, citou o volante Ygor, atualmente no arquirrival gaúcho Internacional.

- Quem vive em Florianópolis sabe porque fiz isso. Quando o Figueirense estava bem em 2011, na Série A, foram jogar contra o Avaí, e um jogador que está aqui no Inter fez a mesma coisa: enterrou o Avaí. Apenas paguei a promessa aos torcedores. Enterramos eles no Olímpico! É o Ygor, e ele sabe porque eu fiz isso - disse Marquinhos.

Naquela temporada, o Avaí seria rebaixado à Série B. Atualmente, é o Figueira quem está mal na tabela. É o lanterna, com 11 pontos em 18 jogos, ou seja, 20% de aproveitamento.

Futebol na lama

O Vilavelhense conseguiu a sua primeira vitória na Copa Espírito Santo 2012, ao derrotar o Espírito Santo, de virada, pelo placar de 3 a 2, no Estádio Gil Bernardes, em Itapoã, Vila Velha. A partida começou com dez minutos de atraso e debaixo de muita chuva, o que prejudicou o "espetáculo". Muitas poças d'água espalhadas por todo o gramado deixavam a prática esportiva quase impossível.

As imagens dos gols valem mais do que qualquer palavra (assista no vídeo acima).

Bandeirão na próxima cidade olímpica

Uma semana após o fim dos Jogos de Londres, o clima das Olimpíadas já invadiu o Rio de Janeiro, cidade-sede em 2016. Neste domingo, antes da vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Vasco, um bandeirão com os cinco arcos que representam o evento tomou conta do gramado do estádio Engenhão, palco das competições de atletismo daqui a quatro anos.

Bandeira olímpica estádio engenhão (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)Bandeira olímpica cobre o gramado do Engenhão (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)

Uniformes iguais, e veto à 'aguinha gelada'

O Santa Cruz perdeu para o Luverdense por 2 a 1 na tarde deste domingo, pela Série C. Além do resultado desfavorável, houve muita reclamação da comissão técnica coral por conta de incidentes ocorridos antes de a bola rolar na cidade de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. Mas o auxiliar técnico do time pernambucano prometeu revidar no jogo do returno.

- Foi ruim a recepção do presidente do Luverdense. São pessoas que não têm que estar no futebol, que vivem nesse mundo para ganhar dinheiro. Não deixaram a gente subir para o camarote, e tivemos que ficar no banco de reservas com Zé Teodoro, debaixo do sol. Também não deixaram o time treinar aqui. Mas no Recife eles vão pagar um preço em termos de recepção. Não vamos colocar ventilador e dar aguinha gelada no vestiário – afirmou o auxiliar técnico Sandro Barbosa.

Mas o time coral também acabou sendo protagonista de uma confusão que atrasou o início do jogo. Com uniformes iguais – de cor branca – a equipe pernambucana foi obrigada a retornar ao vestiário para trocar o uniforme. O 'engano' atrasou o início do primeiro tempo em 20 minutos.

O Santa Cruz volta a encarar o Luverdense no dia 21 de outubro, pela 17ª rodada. O jogo está programado para o Arruda, às 16h (de Brasília).

Corneta pelo twitter

A atuação do assistente Emerson Augusto de Carvalho no clássico entre Santos e Corinthians, onde o Peixe venceu por 3 a 2, domingo, na Vila Belmiro, tirou os corintianos do sério. No lance do segundo gol santista, houve impedimento triplo – Bruno Rodrigo cabeceou, Durval desviou e André mandou para o gol, mas todos estavam em posição irregular. O ex-jogador Ronaldo Fenômeno não aguentou e deu sua cornetada, via Twitter:

- Alô, bandeira, por que você não registra a patente do triplo impedimento carpado?

Ronaldo ironizou o assistente Emerson Augusto de Carvalho após erros (Foto: Reprodução/Twitter)Ronaldo ironiza o assistente Emerson Augusto de Carvalho após erros (Foto: Reprodução/Twitter)

Esparadrapo, touca, faixa e duas camisas...

Também no clássico paulista, um fato chamou a atenção no primeiro tempo do jogo: o goleiro Rafael sofreu uma pancada no olho do próprio colega de time e teve que ser atendido em campo.

Sangrando bastante, primeiro ele teve que usar um esparadrapo para fechar o local do corte - logo abaixo da vista direita. Depois, teve enfaixada toda a circunferência da cabeça - o que apertou as orelhas do atleta. Por fim, ainda usou uma touca no estilo das usadas em natação.

E como a camisa estava manchada de sangue, e a regra não permite que isso aconteça, o arqueiro santista ainda teve que colocar uma camisa nova em cima da antiga - ficou com duas até o intervalo.

Outro choque de cabeças

No sábado, durante a vitória do Boa Esporte sobre o ABC por 2 a 1, no Frasqueirão, outro choque entre jogadores também obrigou o árbitro a parar o jogo. Após a bola ser alçada na área pelo time potiguar, o zagueiro Neylor (Boa) e o atacante Flávio Boaventura (ABC) bateram cabeças na área.

De início, a impressão é que o jogador alvinegro tinha levado a pior. Mas logo depois, ao se levantar, o jogador da equipe de Varginha Neylor é que precisou deixar o campo para ser atendido. Uma cena que está ficando cada vez mais comum nos campos de futebol.

Mais um bichinho no estádio

Na semana passada, uma coruja caçadora já tinha aparecido no gramado do estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda, com uma mariposa nas garras e um olhar ameaçador para o cinegrafista. Neste domingo, um outro animalzinho compareceu a um jogo de futebol da Série A do Brasileirão.

Neste domingo, durante a vitória do Atlético-GO sobre o Palmeiras por 2 a 1, no Serra Dourada, foi a vez de um simpático porco dar o ar da graça, desta vez levado por um torcedor. Aparentando mais tranquilidade do que a coruja da semana passada, o suíno era usado como uma provocação ao time paulista, chamado pelos adversários pelo nome do animal. Vale lembrar que o mascote oficial do Palmeiras é um periquito verde, e o porco virou um grito de guerra usado por parte da torcida.



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Série B: Criciúma pode dormir na ponta

LANCEPRESS!
Publicada em 20/08/2012 às 17:25
Florianópolis (SC)

A décima oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro acontece nesta semana. A bola começa a rolar para três jogos nesta terça-feira.

No Sul, o Criciúma, segundo colocado com 39 pontos, joga em casa e tem uma grande chance de ultrapassar o Vitória e dormir na liderança da competição. Para isso, o Tigre precisa vencer o clássico contra o Avaí, sétimo com 30 pontos.

Em São Paulo, o Grêmio Barueri, lanterna com dez pontos, recebe o Guaratinguetá, 18º. Uma vitória do Barueri tira o time da lanterna, enquanto o Guará precisa dos três pontos para sair da zona de rebaixamento.

Fechando a terça-feira da Série B, o América-MG joga fora de casa contra o Ipatinga. O Coelho luta para se aproximar do G4, já o Ipatinga precisa vencer para tentar fugir da degola.

> Confira os jogos de terça-feira da Série B:

Terça-feira - 21h
Criciúma x Avaí - Heriberto Hülse
Grêmio Barueri x Guaratinguetá - Arena Barueri
Ipatinga x América-MG - Lamegão



Veja os resultados de sábado pelas Séries A, B, C e D e cinco estaduais

18/08/2012 23h21 - Atualizado em 18/08/2012 23h23

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



domingo, 19 de agosto de 2012

Criciúma perde a liderança da Série B em Paranaguá

LANCEPRESS!
Publicada em 18/08/2012 às 18:23
Paranaguá (PR)

O Vitória é o novo líder da Série B do Brasileirão. Após bater o Joinville por 2 a 1 no Barradão, sexta-feira, o Rubro-Negro baiano teve a ajuda do Atlético-PR neste sábado para superar o Criciúma em número de pontos. O Furacão derrotou o time catarinense por 1 a 0, no Gigante do Itiberê, e fez o Tigre ficar estacionado nos 39 pontos (dois a menos que o Leão da Barra).

Com domínio do jogo, o Furacão chegou ao gol da vitória aos 21 minutos do primeiro tempo, em um lance curioso. Botelho cruzou para o chute de Felipe. Marcão serviu como um 'zagueiro', desviando a bola e traindo Michel Alves. O Atlético-PR subiu para 29 pontos, chegando à terceira vitória consecutiva.

EMPATE NO DUELO DO G4

O Goiás desperdiçou neste sábado a chance de alcançar o G4 da Série B do Brasileirão. A equipe, que desbancaria o São Caetano caso vencesse o rival direto no Serra Dourada, não passou de um empate por 0 a 0 em casa.

Com o resultado, o Esmeraldino segue em quinto lugar, com os mesmos 33 pontos do Joinville (mas perdendo pelo critério de vitórias). Já o Azulão subiu para a terceira colocação, com um ponto a mais do que os catarinenses.

CEARÁ VENCE EM BRAGANÇA PAULISTA

O Ceará conseguiu um grande resultado em Bragança Paulista. O Vozão sofreu gol de Rafael Caldeira logo aos sete minutos, mas reagiu ainda no primeiro tempo, e garantiu a vitória por 3 a 1, com Anderson (contra), Luizão e Robert.

BOA ESPORTE VENCE NO FIM

O Boa Esporte conseguiu um grande resultado contra o ABC, em pleno Frasqueirão. O time mineiro abriu o placar logo aos cinco minutos, com um gol contra marcado por Vinícius. Aos 45 minutos do primeiro tempo, Ederson empatou para os potiguares. Na etapa final, Jajá fez o gol da vitória do time de Varginha, balançando a rede aos 43.



sábado, 18 de agosto de 2012

Com gol no fim, Avaí vira em casa, e Barueri volta para lanterna da Série B

O Avaí teve praticamente dois tempos inteiros para virar uma partida em casa: e conseguiu. Depois de levar o primeiro, aos três minutos de jogo, em falha do capitão da equipe, o time catarinense conseguiu a virada aos 42 da segunda etapa contra o Barueri, na Ressacada. Com dois gols no fim de cada tempo — Laércio marcou aos 47 do primeiro — o Leão da Ilha de Santa Catarina venceu a equipe paulista por 2 a 1, na noite desta sexta-feira, na Ressacada, em partida válida pela 18ª rodada da Série B do Brasileirão 2012.

Com o resultado positivo, os azuis do Sul do país chegaram a quarta vitória consecutiva, além da sexta partida invicta. Assim, o Avaí, com 30 pontos, fica a apenas três do São Caetano, o quarto colocado. O Barueri, com a derrota (e a vitória do Guaratinguetá sobre o Ipatinga) volta a amargar a lanterna da Segunda Divisão.

Na próxima rodada, o Avaí vai até Criciúma para mais um clássico de Santa Catarina. O jogo, válido pela 19º e última rodada do primeiro turno, será na terça, às 21h (de Brasília). Já o Abelha, recebe, na mesma data e horário, o Guaratinguetá, na Arena Barueri.

Bruno do Avaí e Marcelinho Paraíba do Barueri (Foto: Rubens Flores / Ag. Estado)Bruno e Marcelinho Paraíba disputam a bola na Ressacada (Foto: Rubens Flores / Ag. Estado)

Primeira etapa de extremos

O primeiro tempo da partida foi dominado pelos extremos. Após um péssimo começo da equipe de Santa Catarina, o capitão Leandro Silva acompanhou o time e falhou, logo aos três minutos do primeiro tempo. O zagueiro errou o recuo para Diego ao ser pressionado por Henrique Dias, que aproveitou a bobeada e não perdoou. Gol, logo no início, em leve toque na saída do goleiro avaiano.

Com todo o jogo pela frente, o Leão tentou correr atrás para se recuperar do prejuízo. Jogando em casa, não queria perder a sequência de três vitórias na competição. Mas, sem muita eficácia no toque de bola pelo meio, característico da criação de Cleber Santana, precisou usar a velocidade Nenê Bonilha e Arlan pela direita. Bonilha participou intensamente da partida, com tabelas, passagens e penetrações na área adversária. Na segunda etapa, por pouco não fez um golaço.

O Barueri, sem desespero, e dominando o marcador, aproveitava as saídas rápidas para os contra-ataques, com Marcelinho Paraíba, Henrique Dias e Roger. Este último teve dois lance interessantes. Na primeira vez, tentou rolar para Henrique Dias, mas Renato Santos evitou o pior para os catarinenses. Mais tarde, aos 24, ele arriscou da entrada da área, mas a bola ficou na defesa mais uma vez.

Após um início ruim, o Avaí intensificava os atos no ataque, na medida que o cronômetro corria. Wendel, do Barueri, que mais tarde sairia da partida com o ombro deslocado, praticamente marcou um gol para a equipe paulista. Na verdade, ele evitou o que seria o empate do Leão. Quando Diogo Acosta girou dentro da área e buscou o ângulo direito da meta de Fernando Leal, o lateral-direito conseguiu salvar, de cabeça, quase dentro do gol.

Mas, no finzinho da primeira etapa, a igualdade no placar aconteceu. Aos 47 do segundo tempo, Arlan aproveitou o corredor na direita do ataque e, sozinho, pela ponta, cruzou forte para a chegada de Laércio. O atacante avaiano marcou seu primeiro na Série A, de cabeça, chorado: a bola ainda quicou no chão e bateu no travessão antes de entrar.

Aos 49, Henrique Dias perdeu uma chance clara de ampliar. Na segunda falha grotesca do sistema defensivo do Leão, agora com Renato Santos, o atacante reconquistou a posse da bola dentro da área do adversário, mas chutou por cima do gol de Diego.

Expulsão, substituição e domínio dos mandantes

O Barueri tentou aproveitar, também, o início da etapa complementar para abrir vantagem no marcador novamente. De bola parada, com categoria e muito efeito, Marcelinho Paraíba buscou o ângulo direito de Diego, que conseguiu a defesa com as pontas do dedos, de mão trocada.

Aos 16, foi a vez dos mandantes. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou no segundo pau e Diogo Orlando deu um bico no meio da confusão. Carreirinha ainda tentou colocar para dentro, mas a bola bateu no seu corpo e ficou fácil para a zaga paulista. Logo em seguida, Nenê Bonilha quase fez uma pintura. O meia puxou para o meio, sentiu o goleiro adiantado e colocou por cima... a bola ainda lascou o travessão antes de sair pela linha de fundo.

Mas o Barueri não deixou barato e Marcelinho Paraíba deu o troco. Também em jogada pela direita, o atacante fintou para o centro e arriscou, rasteiro, exigindo defesa em dois tempo do arqueiro do time catarinense.

Aos 30, Dionísio levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Segundos depois, Pirão entraria no lugar de Julinho para o êxito avaiano. Com um jogador a mais, o Avaí aumentou, aos poucos, o domínio da partida. Felipe Alves perdeu grande chance aos 35, quando chegou na cara do gol, sozinho, mas tentou tocar para Cleber Santana no meio da área. O goleiro do Abelha cortou o ângulo e a jogada do Avaí.

A pressão seguiu até o fim da partida. Mas afoitos, os jogadores se precipitavam em lances seguidos. Até que Pirão marcou aos 42 minutos. O jogador entrou como um foguete na área do Barueri, se antecipou ao zagueiro e cabeceou para virar a partida, após o cruzamento de Bruno pela direita.

Aos 47 do segundo tempo, Felipe Alves ainda balançou as traves do Barueri. Em chegada pela ponto direita, sozinho, ele deu uma bomba, que explodiu no travessão, mas não havia tempo para mais nada. Fim de jogo na Ressacada: Avaí 2 x 1 Barueri.
 



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Schwenck faz três, Guarani goleia e se afasta da degola

LANCEPRESS!
Publicada em 17/08/2012 às 22:54
Campinas (SP)

Na continuação da 18ª rodada da Série B, na noite desta sexta-feira, o Guarani conseguiu uma boa vitória contra o CRB, por 4 a 0, e se afastou bem da zona do rebaixamento. O destaque foi para Schwenck, que marcou três gols. No primeiro jogo da noite, o Vitória venceu o Joinville por 2 a 1, com gol do estreante Elton.

Quem também venceu e deu um importante passo pensando em sair da zona do descenso foi o Guaratinguetá, que derrotou o desesperado Ipatinga, por 3 a 1, em casa. Assim como Schwenck, Alemão fez os três gols do time mandante, enquanto Bruno Batata descontou. O time paulista subiu da última posição para a 18ª posição, com 12 pontos, ultrapassando o próprio Ipatinga, que caiu para 19º, com dez.

O Avaí se aproximou do G4 ao virar a partida contra o Grêmio Barueri, em casa, pelo placar de 2 a 1. Henrique Dias abriu o marcador para o time do interior de São Paulo e Laércio empatou, aos 47 do primeiro tempo. Pirão, aos 42 da segunda etapa, virou, de cabeça. Os catarinenses sobem para a sétima posição, com 28 pontos, enquanto o Barueri permanece em 19º.

Na vitória do Guarani por 4 a 0 sobre o CRB, Schwenck foi o cara do jogo. Danilo Sacramento fez o primeiro gol, enquanto o atacante, ex-Botafogo, marcou os outros três. Com a vitória, o Bugre chegou a 21 pontos e subiu da 15ª posição para a 13ª, com a mesma pontuação do CRB, que fica em 12º, com os mesmos 21 pontos, mas com uma vitória a mais.



Hemerson Maria pede paciência da torcida do Avaí em jogo contra Barueri

Hemerson Maria, técnico do Avaí (Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)Maria: "Manifestação negativa pode criar ansiedade"
(Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)

Além de bola na rede, futebol também é paciência. O técnico Hermerson Maria confirma. No jogo do Avaí contra o Grêmio Barueri, nesta sexta-feira, o treinador espera que, além de seus jogadores, a torcida também tenha calma. O comandante avaiano pede que os torcedores também deem tranquilidade ao time, para que assim os azurras alcancem a quinta vitória seguida na Série B do Campeonato Brasileiro.

Quando a bola rola para Avaí e Grêmio Barueri, às 21h desta sexta-feira, na Ressacada, pela 18ª rodada da competição, Maria pede paciência para quem estiver nas arquibancadas. Ele prevê um jogo complicado, com um adversário retrancado. Por isso, a manutenção da tranquilidade é fundamental.

— A tendência é de que, no começo do jogo, o Barueri venha com uma marcação forte, um jogo truncado. Se o torcedor começar a ter alguma manifestação negativa, de vaia, de cobrar algum jogador de maneira demasiada, ele pode criar uma ansiedade. Isso é tudo o que o Barueri quer. Os erros acontecem por causa da ansiedade e nervosismo — pede o comandante avaiano.

Mesmo que enfrente o vice-lanterna da Série B, Hemerson Maria avisa que o Avaí não precisa vencer por uma placar muito elástico. O importante, para o treinador, é vencer e ponto.

— Eu sempre valorizei o torcedor, sempre valorizei a presença dele. Mas tem que destacar que tem que ter paciência. Hoje, um resultado de 1 a 0 ou 2 a 0, na Série B, é goleada.

Recém-contratado e apresentado, o meia Camilo pode ser uma alternativa no decorrer da partida. Por enquanto, a função de jogar ao lado de Cleber Santana ficará sob a responsabilidade de Nenê Bonilha. O atleta que veio do Botafogo-SP ainda carece de melhores condições para ser titular.

— O Camilo ainda não está em ritmo de jogo. Tem feito bons treinamentos e pode ser interessante usá-lo no decorrer da partida — explica Hemerson Maria.



Empolgados, Avaí e Barueri duelam tentando repeteco da última rodada

Embalados pelas vitórias conquistadas na última rodada, Avaí e Barueri entram em campo na noite desta sexta-feira, na Ressacada, em Florianópolis, tentando dar sequência ao bom momento da semana. Enquanto o Leão, que derrotou o Guarani em Campinas na terça, busca se aproximar ao G-4 da Série B do Brasileirão, o Abelha quer deixar a zona de rebaixamento empolgado pelos 2 a 0 sobre o Goiás. A bola rola às 21h (de Brasília) para o oitavo e 19º colocado, respectivamente, pela 18ª rodada da Série B do Brasileirão.

Diante do seu torcedor o Avaí quer continuar com a sequência de quatro partidas sem derrotas, são três vitórias e um empate. Resultados que trouxeram de volta à Ressacada as esperanças do torcedor de lutar pelo G-4, principal objetivo traçado pela diretoria avaiana. A ausência mais sentida será a do técnico Hemerson Maria, que suspenso pelo STJD, será substituído pelo auxiliar-técnico Emerson Nunes.

Presente na zona de rebaixamento desde a terceira rodada, o Grêmio Barueri ensaia uma recuperação na Série B. Empolgado com a vitória contra o Goiás, a primeira do clube como mandante, a Abelha tenta fechar o primeiro turno da competição cada vez mais distante da lanterna.

A partida terá arbitragem gaúcha de Fabrício Neves Correa, auxiliado por José Chaves Franco Filho e Maurício Silva Penna. O canal PC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil em sistema de pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, a partir das 21h.

Hemerson Maria, técnico do Avaí (Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)Hemerson Maria, suspenso, não ficará no banco
(Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)

Com treinador suspenso, Avaí terá base de titulares que bateu o Guarani

Para seguir o bom retrospecto recente, o técnico Hemerson Maria manterá aquilo que considera o equilíbrio da equipe: a base da equipe. O comandante do Leão terá praticamente a mesma equipe que bateu o Guarani, por 2 a 0, fora de casa. As únicas alterações serão por conta de retornos e suspensões. Serão nove titulares da partida contra o Bugre que estão confirmados, entre eles, o maestro Cléber Santana.

As duas mudanças serão no meio de campo e no ataque. O volante Rodrigo Thiesen, suspenso, deixa a equipe para a entrada de Bruno. No ataque, Diogo Acosta, que retorna de suspensão por cartões, entra no lugar de Felipe Alves.

Desta forma o Avaí deve ir a campo com: Diego; Arlan, Renato Santos, Leandro Silva e Julinho; Bruno, Diogo Orlando, Nenê Bonilha (Pirão) e Cleber Santana; Laércio e Diogo Acosta.

Barueri quer conquistar a segunda vitória fora de casa na Série B

Estevam Soares Marcelinho Paraíba Grêmio Barueri (Foto: Divulgação)Marcelinho Paraíba é a esperança de gols do
Barueri (Foto: Divulgação)

O triunfo na última rodada colocou os paulistas na penúltima colocação, agora com dez pontos, um a mais que o Guaratinguetá, novo lanterna. Apesar da motivação, a situação não é nada confortável, já que a diferença para o ASA, hoje primeiro time fora da zona da degola, é de sete pontos.

Para a partida em Florianópolis, o técnico Estevam Soares terá um único desfalque. O atacante Marcelinho, com dores musculares, foi vetado pelo departamento médico. A vaga deve ser ocupada por Roger, ex-São Caetano e Santos, e que foi contratado recentemente pelo clube.

Assim a equipe comandada por Estavam Soares, irá a campo com: Fernando Leal; Wendel, Alex Lima, André Luis e Wesley; Rodrigo Pontes, Dionísio, Rafael Chorão e Roger; Marcelinho Paraíba e Henrique Dias



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Magrão destaca poder de reação do Barueri: 'Jogamos com inteligência'

Aliviado com a primeira vitória em casa no Campeonato Brasileiro da Série B, o elenco do Grêmio Barueri comemorou o triunfo diante do Goiás, na última terça-feira, por 2 a 0. Autor do segundo gol dos paulistas na partida, o atacante Magrão, que entrou na segunda etapa, festejou a boa atuação.

– Fiquei feliz de ajudar o time a somar pontos na competição. Jogamos com inteligência e o fator casa nos ajudou muito. Criamos situações importantes na partida e conseguimos finalizar. Aproveitei a situação e o vacilo do goleiro adversário, e fui feliz na minha jogada – declarou.

O resultado tirou o Abelha da lanterna da competição. Com 10 pontos, o clube agora ocupa a 19ª posição com a mesma pontuação do Ipatinga, 18º. Apesar da boa vitória contra um adversário que briga pelas primeiras colocações – o Goiás é o 5º com 32 pontos, a situação da equipe continua complicada na Série B já que a diferença para o ASA, primeiro clube fora da zona de rebaixamento, é de sete pontos.

Na próxima rodada, o Grêmio Barueri tenta dar sequência na sua recuperação na Série B diante do Avaí, na sexta-feira, às 21h (horário de Brasília), no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.

Clique e veja mais vídeos do Grêmio Barueri



Maria projeta Avaí, mas não estará no gramado contra o Grêmio Barueri

Nenê Bonilha é apresentado no Avaí (Foto: Alceu Athemiro / Site Oficial do Avaí)Nenê Bonilha deve ser titular contra o Barueri
(Foto: Alceu Athemiro / Site Oficial do Avaí)

Ter apenas um desfalque para uma partida da Série B do Campeonato Brasileiro, é algo administrável. Porém, no Avaí a suspensão que vai mexer mais com a equipe estará fora das quatro linhas. Além do volante Rodrigo Thiesen, o técnico Hemerson Maria também foi punido pelo STJD e não poderão estar no gramado da Ressacada no confronto diante do Grêmio Barueri, nesta sexta-feira, às 21h, válido pela 18ª rodada da competição.

O volante Rodrigo Thiesen recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 0 sobre o Guarani e desfalca a equipe. Apesar do pouco tempo para armar o time, o treinador Hemerson Maria parece já ter a solução na cabeça.

— Da questão do Thiesen, temos o Nenê (Bonilha). Mas isso (de suspensão) vamos ter que conviver. Não tem como manter sempre a mesma equipe. Sempre tem questões de lesões ou cartões — lamentou Maria em entrevista à Rádio CBN/Diário, após o jogo contra o Guarani.

Porém o grande desfalque deve ser o técnico Hemerson Maria. Em julgamento do STJD, na noite de terça-feira, o treinador foi suspenso por uma partida. É que na derrota por 2 a 0 para o Goiás, pela 12ª rodada, ele foi expulso da área técnica por ter dito “Levanta essa bandeira e marca a p... dessa falta” ao auxiliar, segundo relatou em súmula o árbitro Cláudio Mercante Júnior. Para o jogo desta sexta, ainda não há definição de quem assume sua responsabilidade.

— A minha situação é uma coisa que estamos pensando. Tenho certeza que a pessoa que for escolhida para ficar na beira de campo vai fazer um bom trabalho — disse Maria.

O volante Bruno também foi punido com uma partida por ter sido expulso também contra o Goiás. Como já cumpriu a punição automática por conta, fica à disposição. Ele deve continuar entre os titulares do Avaí.

— Peguei apenas um jogo, já cumpri e posso jogar os próximo jogos. Vamos comemorar a vitória (sobre o Guarani) e descansar que sexta-feira tem jogo difícil — disse após o confronto em Campinas.



Penapolense contrata três jogadores e empresta atacante ao Luverdense

Atacante Fio do Penapolense é emprestado ao Luverdense (Foto: Divulgação / Penapolense / Silas Reche)Atacante Fio  é emprestado ao Luverdense
(Foto: Divulgação / Penapolense / Silas Reche)

Sem jogos no meio da semana, o Penapolense está usando a quarta-feira para fazer negociações. O clube anunciou a contratação de três reforços para a sequência da Copa Paulista e o empréstimo do atacante Fio ao Luverdense - time de Mato Grosso que disputa a Série C - até o fim de 2012.

As novidades do CAP são: o meia Neto, 21 anos, ex-Linense; o zagueiro Paulo Sérgio, 24, que estava no São José; lateral-direito Gabriel Casemiro, 19, que veio do Grêmio Barueri. Todos chegaram ao clube nesta quarta e aguardam a regulamentação da documentação na FPF para poderem disputar a Copinha.

Mas esses jogadores não serão os únicos reforços do CAP na Copinha. A diretoria do clube informa que novas negociações estão sendo feitas e que novos jogadores devem chegar ainda nesta semana.

O Penapolense volta a campo apenas no dia 26 para enfrentar a Ferroviária no estádio Tenente Carriço, em Penápolis.